sábado, 25 de junho de 2011

ASSOCIAÇÃO PEDE QUE JOÃO PAULO II TORNE-SE PATRONO DOS COMUNICADORES NA ERA DIGITAL


O sindicato dos cronistas de Roma pediu ao papa Bento XVI que proclame seu antecessor, João Paulo II, como patrono dos comunicadores na era digital, durante um encontro com o Pontífice após a audiência geral.

O presidente da organização, Romano Bartoloni, disse que o polonês deve ser eleito patrono da categoria em reconhecimento de "sua sábia e valente abertura às novas tecnologias".

Bartoloni fez o requerimento diretamente a Joseph Ratzinger, ocasião em que o presenteou com uma medalha de ouro que comemora o centenário de existência da associação que preside.

O Papa, por sua vez, acolheu de forma positiva o pedido do cronista, sugerindo que este seja formalizado por escrito.

Atualmente o santo patrono dos jornalistas e dos escritores é São Francisco de Sales, por ter sido o primeiro a utilizar a imprensa como forma de disseminar a fé cristã entre os séculos XVI e XVII.

Fonte: ANSA

Convocação da Pascom Arquidiocese do Rio

Os agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese do Rio estão convocados a participarem de uma reunião na próxima terça-feira, dia 28 de junho, às 19h30, no auditório do 2º andar do Edifício João Paulo II.
Com o tema: "A PASCOM e o processo comunicador da Arquidiocese do Rio”, na pauta da reunião há assuntos de relevante importância para o trabalho da pastoral em todas as paróquias da cidade.
Mais informações pelo telefone: 2292-3132, Ramal 322.

Valença realiza Mutirão de Comunicação


Encerrando os Mutirões de Comunicação nas dioceses do Regional Leste 1, o 1º Muticom da Diocese de Valença foi realizado nos dias 4 e 5 de junho, na Chácara Pentagna.

O encontro teve como tema: "Comunicação, Mobilidade e Relações Humanas". Aproximadamente 70 pessoas vindas das diversas paróquias da diocese participaram do encontro, que teve como objetivos motivar a participação dos agentes da Pastoral da Comunicação no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (que acontecerá de 17 a 22 de julho, na PUC-Rio) e motivar a estruturação da Pastoral da Comunicação (Pascom) na diocese.

Na abertura do mutirão , o bispo diocesano Dom Elias Manning, deu as boas-vindas e abençoou os participantes. A primeira atividade foi a palestra do professor Sérgio Bonato, do departamento de Comunicação da PUC-Rio, que apresentou o vídeo de divulgação do Mutirão Brasileiro de Comunicação,com a palavra oficial de Dom Orani João Tempesta, presidente do Regional Leste 1 da CNBB, arcebispo do Rio de Janeiro e bispo referencial da Pascom no Regional Leste 1. A Conferência de Sérgio Bonato abordou a questão da Comunicação, Mobilidade e Redes Sociais. Ele destacou que essa nova realidade deve ser usada pela Igreja para a evangelização.

Em seguida, os agentes pastorais ouviram o padre Abimar Oliveira de Moraes, coordenador de Pós-graduação do Departamento de Teologia da PUC-Rio, que falou sobre "Comunicação hoje: Aspectos Teológicos e Sociais". Logo após, houve duas oficinas: "Como Organizar a Pascom", orientada pelo jornalista e assessor de imprensa da Diocese de Vota Redonda, Vagner Matos, e "Produção de textos para jornais e site da Diocese", orientada pela jornalista e coordenadora da Pascom do Regional Leste 1, Andreia Gripp.

O encontro prosseguiu no dia 5 de junho, Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste dia, D. Elias Manning celebrou missa na Chácara Pentagna para participantes do I Mutirão Diocesano de Comunicação e ressaltou a importância do testemunho no anúncio da Palavra. Em sua homilia explicou, à luz do Evangelho do dia, o significado da mesa da Palavra e da Eucaristia. Afirmou que a mensagem de Jesus nos convoca a sermos comunicadores do Evangelho. Neste contexto enfatizou a importância da Pastoral da Comunicação na propagação da Boa Nova na Diocese de Valença.

Após a Santa Missa, houve a palestra da professora Maria Joaquina Pinto, que falou sobre "Família, juventude, diálogo e sites de relacionamento". Após o intervalo, foi realizada uma mesa redonda, com Sérgio Bonato e Maria Joaquina Pinto e Andréia Gripp.

Na parte da tarde, os participantes ouviram a palestra de Maria Ercília, que abordou o tema "Falar em público e comunicação na liturgia".

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diocese de Nova Iguaçu realiza 1º Mutirão de Comunicação


"Comunicação, Mobilidade e Relações Humanas” foi o tema do 1° Mutirão de Comunicação da Diocese de Nova Iguaçu. A boa articulação e empenho da equipe da Pastoral de Comunicação Diocesana, levou ao Centro de Formação cerca de 150 agentes, oriundos dos 10 regionais da diocese. Durante os dias 28 e 29 de maio foram realizadas quatro Conferências e seis oficinas.

A 1ª. Conferência do encontro teve como tema “Comunicação, Mobilidade e Redes Sociais” e foi proferida pelos professores Miguel Pereira e Sergio Bonato, ambos da coordenação do Departamento de Comunicação da PUC Rio.

Na parte da tarde do primeiro dia, a professora Tereza Renou, do Seminário Paulo VI e da Faculdade Estácio de Sá, falou sobre “Comunicação hoje, aspectos teológicos e sociais”.

O segundo foi aberto com a palestra da professora Cecília Vaz, do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e do Seminário Paulo VI, que teve como tema “Comunicação Interpessoal e grupal, desafios e novos caminhos”. Em seguida, a psicóloga Ana Patrícia, da Associação dos Psicólogos Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, falou aos presentes sobre “Psicologia da Comunicação nas Redes Sociais”.

As tardes de sábado e domingo foram dedicadas às oficinas, que abordaram temas como: a Pastoral da Comunicação, produção de texto para jornais e sites, a influência dos meios de comunicação de massa na sociedade, comunicação na catequese, comunicação na liturgia e oratória.

Fechando a programação, o bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, presidiu a missa, que foi concelebrada pelo assessor da Pascom diocesana, padre Edmilson da Silva. Dom Luciano agradeceu e elogiou todo o empenho da equipe que organizou e trabalhou com dedicação e empenho. Enfatizou que o 1° Mutirão de Comunicação da Diocese não deveria acabar ali, e sim ter uma continuidade na formação de multiplicadores de agentes para fermentar a Pastoral da Pastoral da Comunicação na diocese. Ele incentivou todos a participarem do 7° Mutirão Nacional e Comunicação, que acontecerá em de 17 a 22 de julho na PUC-Rio.

Eloy Bezerra