segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dom Orani é reeleito presidente do Regional Leste 1

Foi reeleito na manhã desta quarta-feira (1º) como Presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. A reunião eletiva do Regional foi realizada no Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio. O Vice-Presidente eleito foi o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, que até então era o atual Secretário do Regional. O Bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, assumirá como Secretário.
Julho regional nossa posse
Além da Presidência, aconteceu também a votação para a representação do Regional junto ao Conselho Pastoral Permanente da CNBB, que terá Dom Orani como membro e Dom José Francisco como suplente. O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, participou do encontro.
Regional Leste 1 da CNBB
O Regional Leste 1 da CNBB reúne todas as Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, compostas por duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói. Compõem a Província de São Sebastião do Rio de Janeiro: a Arquidiocese do Rio de Janeiro (sede), a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, a Diocese de Duque de Caxias-São João de Meriti, a Diocese de Itaguaí, a Diocese de Nova Iguaçu e a Diocese de Valença.
Já a Província de Niterói é composta pela Arquidiocese de Niterói (sede), Diocese de Campos dos Goytacazes, Diocese de Petrópolis, Diocese de Nova Friburgo e pela Administração Apostólica São João Maria Vianney, também com sede em Campos.
Na diversidade do povo do Estado do Rio de Janeiro, o Regional tem a missão de fomentar a comunhão entre os Bispos e, por meio do diálogo, garantir maior unidade no processo de evangelização, conforme os desafios do momento. A história do Regional Leste 1 se confunde com a da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A CNBB foi fundada no Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Desde então, o Regional tem participado de forma ativa e em comunhão eclesial na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro / Foto: Gustavo de Oliveira-ArqRio