Para ver o que a boa vontade é capaz...
Estes avisos paroquiais foram fixados em portas de igrejas, todos são reais, escritos com boa vontade e má redação.
"AVISO AOS PAROQUIANOS
Para todos os que tenham filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças."
"O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!"
"Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejem formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco."
"Na sexta-feira às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia."
"Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência.. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!"
"Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas.
Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus."
"O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia."
"O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia."
"O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições."
"Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados."
Este é o blog dos integrantes da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 1 da CNBB
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Ética na TV
NOTA DA CNBB SOBRE ÉTICA E PROGRAMAS DE TV
Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.
Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à Sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.
Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.
Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.
Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.
Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III).
Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.
Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.
Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana.
Brasília, 17 de fevereiro de 2011
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara BarbosaBispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Uma oportunidade de encontro e diálogo
Unidas por uma comunicação dialógica, que favoreça o pleno desenvolvimento do homem, a Arquidiocese do Rio e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC), em comunhão com as 11 dioceses que compõem o Regional Leste 1 da CNBB, terão a alegria de sediar o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento acontecerá de 17 a 22 de julho de 2011 e terá como tema “Comunicação e Vida: diversidade e mobilidades”. Será realizado no Campus da PUC-Rio, no bairro da Gávea, Zona Sul da Cidade. A coordenação geral do encontro é do Padre Omar Raposo.
Sob a orientação do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB, o Muticom objetiva ser um espaço de debate em relação aos grandes temas e problemas da comunicação. Por isso, nos dias do Mutirão se refletirá sobre os desafios colocados pela diversidade e pela mobilidade à vida, à comunicação dialógica e à ação evangelizadora da Igreja nesse campo.
Durante o encontro, comunicadores, agentes pastorais, artistas, religiosos, intelectuais, sacerdotes, bispos, teólogos e filósofos estarão reunidos para pensar a comunicação no Brasil e buscar caminhos para que, utilizando a mídia, se possa gerar vida nos corações e nas famílias brasileiras.
Na programação, que já está sendo gestada, haverá palestras, debates, seminários, grupos de trabalho e oficinas, que aprofundarão o tema central, além de diversas atividades e apresentações culturais. Em destaque estão as visitas guiadas a empresas de comunicação e um roteiro turístico pela Cidade Maravilhosa. Para tanto, foi formada uma equipe multidisciplinar, composta por professores do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, sacerdotes, profissionais e agentes da Pastoral da Comunicação.
A pré-inscrição já pode ser feita. É só acessar o site oficial do 7º Muticom (www.muticom.com) e se cadastrar. Nessa página se poderá, também, acessar informações sobre o tema do Mutirão 2011 e saber as novidades acerca da programação.
Assinar:
Postagens (Atom)