Este é o blog dos integrantes da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 1 da CNBB
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Comunicação Comunitária
A comunicação comunitária pode ser entendida como uma via de mão dupla,multidirecional, um processo não-autoritário, no qual a seleção e a elaboração de conteúdos, linguagem e forma, a geração dos recursos e o uso dos veículos estão ao alcance dos destinatários da comunicação. Para que estes se tornem elementos ativos da comunicação e não seu objeto, deve haver troca efetiva entre emissor e receptor(indivíduos ou grupos, organizados ou não), o que torna possível diminuir a diferença e odistanciamento entre os dois pólos.
A comunicação comunitária resulta da investigação e do exercício de uma forma de comunicação diferente da tradicional. Ela não se coloca, ingenuamente, contra a mídia (MCM e indústria cultural), mas sabe que estes não são os únicos veículos com poder de comunicar, a única fonte da comunicação. Embora dominantes, eles são de fato interlocutores, em um mundo em que a comunicação, além de ser um dos elementos, está em constante e expansivo processo. Além disso, um comunicadorcomunitário pode usar a mídia para se comunicar com a comunidade e, nela trabalhando, fazê-o de modo comunitário.
A comunicação comunitária exige criatividade para desenvolver suas múltiplas formas (escritas, faladas, visuais etc), não contando em geral com muitos recursos. Não exclui, no entanto, avanços - como a informática e as técnicas avançadas, a serviço da comunicação - desde que democratizados. Não há, portanto, limites quanto ao número de receptores ou usuários, embora seja praticada comumente em pequenos grupo
(Texto de autoria de LUCIA THEREZA LESSA CARREGAL – PUC-RIO)
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