sexta-feira, 8 de abril de 2011

Igreja se mostra ao mundo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança o projeto multimídia “Nós somos a Igreja Católica”. Congregações religiosas, institutos seculares, dioceses e outros organismos católicos terão um espaço para divulgar um pouco da riqueza da sua missão, dando uma maior visibilidade as nossas inúmeras obras eclesiais, culturais e sociais. Será uma forma de anunciar através do testemunho a boa nova de Jesus Cristo e também de apresentar boas referencias as pessoas que procuraram fazer o bem.

O Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa, encaminha uma carta aos Coordenadores Diocesanos da Pascom, sobre o projeto “Nós somos a Igreja Católica”.

Aos
Coordenadores Diocesanos da PASCOM
Em suas sedes.

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,

Espero encontrá-los em plena saúde e na paz do Senhor.
Como todos sabemos, “a Igreja, perita em humanidade” (PAULO VI, Populorum
Progressio, 13), vem desenvolvendo, ao longo dos séculos, uma imensa gama de atividades nos campos da educação, saúde, cultura, assistência social e muito mais, sempre a serviço da vida plena que Jesus veio trazer. No entanto, a maioria dessas obras passa desapercebida diante dos próprios católicos. A imensa maioria da população brasileira desconhece a beleza e a multíplice riqueza das iniciativas de nossa Igreja.

Foi da reflexão em torno dessa realidade que nasceu a idéia do Projeto “Nós
somos a Igreja Católica”, que agora trago a seu conhecimento. A proposta é
divulgar, através de nossas TVs, Portais e Rádios Católicas, esse rosto bonito, alegre e serviçal da Igreja. Assim, “brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16).

No texto em anexo, vocês poderão encontrar uma descrição mais detalhada do Projeto e os critérios que o regulamentam, e um modelo de cessão de direitos autorais e de uso de imagens.

No link http://www.cnbb.org.br/site/nos-somos-a-igreja-catolica está o
vídeo institucional do Projeto, que mostra mais claramente o que se pretende
desenvolver, e três assinaturas em alta resolução, para a conclusão de cada
programa.

Peço-lhes a gentileza de divulgar esse Projeto entre as obras sociais, culturais,
missionárias e evangelizadoras de sua área de atuação. Que possamos, num grande mutirão nacional, mostrar ao mundo tantas maravilhas que o Senhor continua realizando para o bem do Seu Povo.

Aproveito o ensejo para saudá-los em Cristo e desejar-lhes muita alegria e paz
no Senhor.

Fraternalmente,
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mutirão de Comunicação em Petrópolis


A Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis promove nos dias 9 e 10 de abril, o seu primeiro Mutirão de Comunicação, tendo como tema “A comunicação deve promover a comunhão na missão da Igreja”. O encontro acontecerá na casa de retiro, conhecida como Cefas, e vai reunir mais de 80 pessoas, representando as 43 paróquias da Diocese.

O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro e o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto, participam do Mutirão de Comunicação, além de profissionais das áreas de rádio, tv, marketing e jornal, que vão coordenar oficinas sobre estes temas. O Padre Alexandre Brandão, secretário-executivo da Pascom na Diocese, disse que este encontro marca o inicio de um novo trabalho da Pastoral da Comunicação na Diocese, que hoje conta com vários instrumentos de comunicação, entre eles a Revista Ação e o programa Ecclesia – Igreja em Foco, que vai ao ar toda segunda-feira, às 20h30, pela Tv Vila Imperial, são os órgãos oficiais de comunicação da Diocese.

O encontro começa no sábado, às 8h30, quando será debatido o tema “A Comunicação hoje - aspectos teológicos, pastorais e sociais”, que será apresentado pelo Padre Alexandre Brandão. Ainda na manhã de sábado acontece a mesa redonda com o tema “As relações humanas no contexto da Comunicação Social”. Neste dia, na parte da tarde acontece as oficinas sobre Jornal, com o jornalista Rogerio Tosta, Radio, com Padre Jac, diretor da Rádio Imperial, TV, com o diretor da Tv Vila Imperial, Ronaldo Saldanha e Internet, com o jovem Alexandre. O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro celebra a missa às 17h30 e à noite, depois do jantar, acontece o momento cultural.

No segundo dia do Mutirão, domingo, na parte da manhã acontece a missa e adoração ao Santíssimo. Em seguida, às 10h, acontece a palestra “Família, juventude, diálogo e as redes sociais”, apresentado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte. Na parte da tarde, encerrando a mutirão acontece as oficinas de fotografia, produção em vídeo, diagramação de jornal e marketing na Igreja. O Mutirão de Comunicação da Diocese de Petrópolis será encerrado com uma assembléia com os representantes das paróquias, para que apresentem sugestões para o trabalho ao longo do ano.

Inscrições e mais informações no telefone 24 2231 5212.
--

www.diocesepetropolis.org.br/revistaacao
www.diocesepetropolis.org.br
www.twitter.com/diocesepetrop

terça-feira, 5 de abril de 2011

Diocese de Itaguaí realiza Mutirão de Comunicação



Lideranças religiosas e comunicadores de toda Diocese de Itaguaí estiveram reunidos nos dias 26 e 27 de março, no Convento do Carmo, em Angra dos Reis, para participar do I Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento, promovido pela coordenação do Regional Leste 1, teve como objetivo mostrar a proposta da Pastoral da Comunicação (Pascom), partilhar experiências e motivar os presentes a participarem do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação.
O encontro teve início na manhã de sábado (26) com oração conduzida por Dom José Ubiratan, bispo da Diocese de Itaguaí. Em seguida, o bispo fez a saudação inicial aos padres e seminaristas que participaram neste primeiro dia do Mutirão. Para refletir sob o tema “Comunicação a Serviço da Vida”, o Padre Leandro Freire, Assessor Eclesiástico da Pascom do Regional Leste 1, se fez presente e falou dos aspectos teológicos da comunicação .
No segundo dia do encontro, o evento reuniu jornalistas, publicitários, radialistas, fotógrafos, músicos e agentes de pastorais de diversas paróquias da diocese. Foram apresentadas aos participantes propostas da Pastoral da Comunicação, orientadas pelas professoras da PUC Rio, Alessandra Cruz e Lígia Rizzo. Destacou-se a internet e redes sociais como ferramentas importantes para evangelização no mundo de hoje.
Após o almoço preparado pela equipe do Encontro de Casais com Cristo, a promotora do evento, Dalizania Melo, que coordena da Pascom diocesana, convidou os participantes para partilhar suas experiências e apresentarem propostas de ação para fortalecer a Pastoral da Comunicação da Diocese e suas respectivas paróquias. Em seguida, formou-se uma equipe para compor a Pascom diocesana. O encontro terminou animado com cânticos e oração conduzida pelo diácono Nei, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
O próximo evento, que promete reunir os comunicadores católicos, está marcado para julho deste ano, durante o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação , que acontecerá no Campus da PUC-Rio, no Rio de Janeiro, de 17 a 22 de julho.

Dalizânia Melo