quarta-feira, 26 de junho de 2013

COL lança campanha de oração pela JMJ em redes sociais

Foi lançada uma campanha de oração, nas redes sociais, na data que marca um mês para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, no último domingo, dia 23 de junho. A campanha internacional do Comitê Organizador Local (COL) em parceria com a rede social de oração May Fellings valerá até o dia 23 de julho, início da JMJ Rio2013.

Durante a semana da Jornada, a campanha entrará na segunda fase, com o slogan "E se a JMJ for 50 milhões de pessoas?", unindo peregrinos do mundo todo em oração com o Papa Francisco.

O site possibilita ao internauta visualizar as orações de fiéis de todos os países, simultaneamente, e acompanhar a contagem regressiva em um painel online. Há também um mapa mostrando os lugares onde alguém está rezando pela Jornada, em tempo real.

Se você não quer ficar fora dessa, deve fazer o login no site: www.mayfeelings.com/JMJRIO2013, utilizando o Facebook ou Google+. Para divulgar a campanha, os jovens podem usar a hashtag #Pray4WYD.

May Feelings é uma rede social de oração, com pouco mais de um ano em atividade, declarada como uma rede para "todos os tipos de crenças". As pessoas postam as suas intenções e outros milhares de internautas também rezam por aquela causa.

Fonte: ACI Digital

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Envio de experiências para o 8º Muticom pode ser feito até 1º de julho

O prazo para envio de relatos de experiências de comunicação para os Grupos de Trabalho do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 1º de julho. O participante, já inscrito no evento, que desejar apresentar trabalho, deve enviar o resumo para a equipe acadêmica, através do e-mail: gts@muticom.com.br. O 8º Muticom vai ser realizado pela primeira vez em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, e pretende reunir comunicadores de todo o Brasil, para refletir sobre o tema central “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

Novo formato para esta edição do Muticom, os Grupos são distribuídos em 14 temáticas. São elas: Rádio Educativa e Comercial, Impressos, Pascom, Web-Rádio e Web-TV, Redes Sociais e Juventude, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos, Redes de Comunicadores, Formação de Comunicadores, Comunicação e Educação, Mulheres na Comunicação, Rádios Comunitárias, Televisão e Cidadania e Comunicação para Crianças.

Para elaboração do resumo, a coordenação do Mutirão disponibilizou algumas normas, que estão disponibilizadas no site do encontro (www.muticom.com.br), no link “inscrições”. De modo geral, o relato da experiência deve conter uma breve introdução, resultados do trabalho e as considerações finais. Podem apresentar experiências, os inscritos no evento, que possuam alguma atividade ou pesquisa exitosa no campo da comunicação, seja na comunidade ou paróquia em que atua. Além dos Grupos de Trabalho, esta edição contará com seminários, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros.

Inscrições

As inscrições para o evento continuam abertas e os interessados em participar, podem se inscrever no site do encontro. Até o dia 31 de julho, o valor da inscrição será R$ 100, e, após este período, passará para R$ 130.

Sobre o Mutirão
Os mutirões são promovidos a cada dois anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e buscam refletir sobre os meios e processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. Este ano, além da CNBB, são promotores do evento, a Signis Brasil e Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.

Serviço

“8º Mutirão Brasileiro de Comunicação”

Data: De 27 de outubro a 01 de novembro de 2013 – Natal/RN

Inscrições: www.muticom.com.br

Informações: (84) 3615-2800

Fonte: Muticom

Papa Francisco supera os 7 milhões de seguidores no Twitter

O Papa Francisco superou os sete milhões de seguidores em suas contas oficiais do Twitter e o número continua aumentando. Em pouco mais de três meses e desde que escreveu seu primeiro tweet no dia 17 de março deste ano, Francisco duplicou o número de seguidores.

Os tweets do Papa se publicam em nove idiomas: inglês, português, italiano, francês, polonês, alemão, latim, árabe e espanhol. A conta em espanhol é a que tem o maior número de seguidores.

"Já ultrapassamos os sete milhões de seguidores e o idioma espanhol superou o idioma inglês. É compreensível que com o Papa Francisco as pessoas estejam mais interessadas, é verdade que muitos católicos da América Latina desejaram entrar em sintonia com os tweets do Santo Padre e isto nos parece muito belo", explicou o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio María Celli, em uma entrevista concedida ao grupo ACI em 20 de junho.

"O Papa Francisco tem uma comunicação muito direta, imediata, é uma pessoa autêntica, diria que a mensagem evangélica brota de seu coração, e deu um novo impulso à comunicação do pontificado", acrescentou.

Desde o início de seu Pontificado Francisco compartilhou com os fiéis mais de 64 tweets onde compartilha com o mundo suas reflexões reduzidas a 140 caracteres. Este novo tipo de comunicação, foi acolhido com grande espera pela imprensa e pela opinião pública de todo o mundo.

"As pessoas percebem que no coração deste homem há uma simpatia profunda e muito próxima com o homem e a mulher de hoje, e podemos perceber essa simpatia. E ao mesmo tempo, o Papa Francisco não deixa a desejar na dimensão do anúncio do Evangelho, diria que sublinha com força as exigências de fidelidade, de entrega e de compromisso no amor e no serviço", referiu.

"Eu diria que há uma harmoniosa síntese de uma pessoa muito profunda, que fez todo um caminho na espiritualidade dos jesuítas de São Inácio, e ao mesmo tempo é um pastor e se nota em suas palavras que tem esta experiência pastoral como bispo de uma diocese, e ao mesmo tempo tem este sabor latino-americano que se manifesta em sua maneira de falar, em sua maneira de relacionar-se, eu diria que é um homem muito rico em humanidade e as pessoas percebem imediatamente esta sintonia com ele", acrescentou Dom Celli.

"Um cristão está pronto a anunciar o Evangelho, porque não pode reter em si mesmo a alegria que nasce do conhecimento de Cristo", escreveu o Papa Francisco em seu tweet enviado no dia 19 de junho.

Fonte: ACI Digital

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dom Dimas apresenta temas de comunicação

No segundo dia de reunião do Conselho Permanente da CNBB, na manhã desta quinta-feira (20), o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Barbosa Lara, tratou do curso de comunicação para os bispos, prêmios de comunicação da Conferência, e encaminhamentos sobre o Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil.
Dom Dimas comunicou que o próximo curso que o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais da Santa Sé oferece, para formação do episcopado no campo da comunicação, vai ser realizado no nordeste. Vários bispos tomaram a palavra e realçaram a importância da participação neste curso.
O Conselho Permanente aprovou a realização da entrega dos prêmios que a Conferência tradicionalmente oferece aos comunicadores. A iniciativa dos bispos reconhece valores importantes em quatro áreas da mídia: cinema, rádio, televisão e imprensa, esta última também considera trabalhos publicados na Internet.
O prêmio “Margarita de Prata” premia obras do cinema brasileiro que abordam valores humanos, éticos e cristãos. Os outros prêmios da CNBB são: “Clara de Assis”, para programas de televisão; “Microfone de Prata”, para rádio, e “Dom Helder Câmara”, de imprensa. O objetivo principal a ser alcançado na escolha das quatro categorias é valorizar os trabalhos que dignificam o ser humano.
Por delegação da última Assembleia Geral da CNBB, o Conselho Permanente ficou de encaminhar a aprovação do Diretório de Comunicação. Dom Dimas apresentou os desafios que se apresentam nesse trabalho. Um debate amplo por parte dos membros do Conselho resultou na programação de trabalhos para as próximas reuniões ordinárias do Conselho. Entre os encaminhamentos, ficou definido de que a presidência nomeia uma comissão especial que vai reunir as contribuições da Assembleia Geral e trazer para a reunião de outubro, para análise e aprovação.
Dom Dimas também deu as últimas informações sobre o 8º Mutirão Nacional de Comunicação, que será realizado de 27 de outubro a 1º de novembro próximos, na Arquidiocese de Natal (RN), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No material de divulgação do evento está presente o objetivo do Muticom: “Em seu escopo geral, como assinalado, o objetivo do Mutirão Brasileiro de Comunicação é o de reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e civil para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social.
Nesse sentido, cada mutirão trabalha com um tema motivador, por meio de Palestras e de Painéis que desdobram o tema central buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da vivência e das políticas de comunicação na Igreja e na sociedade. Desenvolvem também atividades de aperfeiçoamento técnico-profissional (Oficinas) e de educação para a comunicação, exposições culturais e com pesquisas na área e outros assuntos vigentes do momento com (Grupos de Trabalho)”.
Fonte: CNBB

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Papa conquista os meios de comunicação muçulmanos no Twitter

(ACI) O Papa Francisco conquistou os meios de comunicação e a opinião pública muçulmanos através do Twitter. A notícia provém do simpósio celebrado em Amman, Jordânia, nos dias 10 e 11 de junho pelo Centro de Estudos e Comunicação Católicos, em colaboração com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

"A presença do Papa nos meios é importante, também os muçulmanos querem saber dele, e muitos meios de comunicação se interessam por ele como é o caso do Al Jazeera, Al Arabiya, Abouma.org, Al Harra ou Jordanian Times –alguns dos meios de comunicação mais importantes da imprensa árabe", explicou o sacerdote Ramsine Hage Moussa, oficial de língua árabe do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS).

"Os muçulmanos estão muito interessados. Atualmente o mundo árabe está vivenciando uma revolução, um tempo de mudanças, e os cristãos têm um papel fundamental, e isto é algo que está muito presente", acrescentou.

O Papa Francisco conta com mais de 64 500 seguidores no seu perfil do Twitter em língua árabe @Pontifex. Muitos deles, explica o Pe. Ramsine, professam a religião muçulmana e seguem o Papa porque "querem saber o que ele diz", além disso "sua incursão no Twitter em língua árabe teve um impacto absoluto entre a opinião pública".

O simpósio comemorou o primeiro ano de abertura do centro, e nele participaram mais de 200 jornalistas de diferentes países do Oriente –a maioria deles de religião muçulmana-, assim como religiosos cristãos, muçulmanos, e intelectuais, entre os que figuravam o Patriarca de Jerusalém dos Latinos, Fouad Twal, o Presidente do PCCS, Dom Claudio Maria Celli , o Ministro jordano de Meios e Comunicação, Mohammad Momani, e o Padre Rifat Bader, diretor do Catholic Center fors Studies and Media.

"Os cristãos árabes foram e continuam sendo pioneiros intelectuais em defender a dignidade do ser humano através de suas vidas...", expressou o Pe. Bader.

O centro teve um grande êxito no relatório das atividades e das iniciativas da Igreja na Jordânia e ao longo de todo o Oriente Médio, e se converteu em um ponto de conexão para o intercâmbio de informação das Igrejas, paróquias, e dos centros pastorais dos diferentes ritos católicos e a rica tradição que faz parte do mosaico formoso e cultural que caracteriza a região.

Por sua parte, Dom Celli falou com os presentes da evangelização e de como usar os meios de comunicação para transmitir a mensagem de Deus e o cristianismo.

"Animo-lhes continuar neste trabalho e estar atentos às novas formas de comunicação, interação e à linguagem dos meios de comunicação", disse.

O encontro terminou com um chamado à libertação dos dois bispos cristãos sequestrados na Síria.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comunicação e Juventude é proposta do 4º Encontro Nacional da PasCom

Os preparativos para o 4º Encontro Nacional da PasCom estão na pauta de atividades da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. O evento será de 24 a 27 de julho de 2014, em Aparecida/SP. A novidade do encontro é a promoção conjunta entre as Comissões para a Comunicação e Juventude da Conferência. O objetivo principal é a celebração do primeiro ano da JMJRio 2013, no Brasil, proporcionando um reencontro da juventude, para motivação do trabalho missionário iniciado pela Jornada.
De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari, o encontro nacional quer “ajudar os jovens após a jornada ao engajamento nas atividades da Igreja”, principalmente na formação da juventude como agentes da Pastoral da Comunicação, “provocando uma cultura da comunicação na Igreja do Brasil”. A expectativa é receber mais de mil inscritos, para isso, o evento está programado para o último final de semana de julho, também período de férias.
De 06 a 08 de junho, uma equipe executiva esteve em Aparecida para tratar dos preparativos do evento nacional, na apuração dos detalhes como infraestrutura, logística, inscrições, hospedagem, conferências e workshops que serão oferecidos. Na reunião estiverem presentes, o assessor da Comissão para a Juventude, Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro, o assessor da PasCom do regional Sul 1, Pe. Marcos Vinícius, da RIIBRA, Pe. Clóvis Andrade de Melo, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Pe. Domingos Sávio da Silva e representantes do hotel que hospedará os participantes. O tema do encontro ainda será definido com base nas sugestões enviadas à Comissão.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CELAM cria portal radiofônico para apoiar emissoras na evangelização

Com o objetivo de apoiar a programação das emissoras católicas na América Latina e no Caribe, o Departamento de Comunicações do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), criou o portal Radiofônico CELAM, um espaço virtual para aproximar todas as rádios católicas do continente.
Este instrumento, que foi desenvolvido pelo Centro Bíblico Pastoral do CELAM (CEBIPAL) e pela Sociedade Bíblica Unida, oferecerá gratuitamente programas radiofônicos e outros recursos às estações de rádio que trabalham com a evangelização do continente. A nota enviada à Agência Fides pelo CELAM afirma que o portal foi criado com o objetivo de fornecer programas de áudio, que podem ser transmitidos pelas estações de rádio na região.
Segundo alguns dados, existem mais de 3 mil rádios católicas na América Latina. Não se sabe o número preciso de ouvintes, mas em regiões como os Andes, por exemplo, é a Mídia mais difundida.


Rádio Vaticano