terça-feira, 23 de setembro de 2014

4º Muticom de Petrópolis tem como foco a comunicação promotora de comunhão

“A comunicação tem como objetivo primordial criar a comunhão, estabelecer vínculos de relações, promover o bem comum, o serviço e o diálogo na comunidade”. Com base neste parágrafo 13 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis puderam refletir sobre o objetivo da comunicação na Igreja, durante o 4º Muticom Diocesano. O encontro aconteceu no domingo, 14, na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra, e contou com a participação de cerca de 60 pessoas. (Confira as fotos)
Neste ano, o Muticom teve como tema “A comunicação no âmbito da vida eclesial”. Pela manhã, houve uma mesa redonda sobre a Pascom, com a participação da coordenadora da pastoral no Regional Leste 1 da CNBB, Andréia Gripp, do coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão, e do agente pastoral Davi Corrêa. À tarde, aconteceu a apresentação de cinco experiências de Pascom – quatro de Paróquias da Diocese e uma da pastoral da cidade de São Pedro da Aldeia.
Desde o primeiro momento, a palavra ‘comunhão’ foi adotada como algo central na vida do comunicador. O Muticom começou com a Santa Missa, presidida pelo coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão. Em sua homilia, o sacerdote convidou os presentes a fazerem daquele encontro uma oportunidade para, primeiramente, estabelecerem a comunhão com Deus.
Destacando a resposta do Salmo do dia – “O Senhor está perto da pessoa que o invoca” –, Pe. Brandão explicou que a proximidade com Deus deve ser o primeiro passo para a atuação do agente pastoral, antes mesmo da criação de uma equipe e produção de conteúdo.
A Pascom
Logo após a Celebração Eucarística, os presentes participaram da mesa sobre Pascom, durante a qual foi apresentado o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e debatidas questões referentes à aplicação deste documento no Regional e na Diocese.
Ao falar sobre o Diretório, o agente da Pascom Davi Corrêa lançou um convite para que todos leiam este documento. Segundo ele, é importante que as pessoas envolvidas na pastoral tenham conhecimento do que diz a Igreja sobre este tema, para que possam caminhar em unidade.
Em seguida, Andréia Gripp mostrou um panorama de como está a Pascom no Regional Leste 1 da CNBB, diante da diversidade encontrada nas dioceses e arquidioceses que o compõem. Ao avaliar a atuação pastoral, a jornalista observou a necessidade de um crescimento em nível de pastoral de conjunto. Ela também falou sobre o encontro que acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março de 2015 da Pascom do Regional com a Comissão Nacional, a fim de aprofundar o Diretório com olhar voltado para o estado do Rio de Janeiro e de produzir o projeto de comunicação do Regional.
A análise da aplicação do Diretório na Diocese ficou a cargo de Pe. Alexandre Brandão. Ele recordou que, na Diocese de Petrópolis, já há nas Diretrizes Pastorais 2014/2016 dois pontos específicos sobre a Pascom: o primeiro determina que todas as Paróquias implementem a Pastoral da Comunicação e o segundo diz que toda paróquia, movimento e comunidade devem ter um site ou blog atualizado.
Segundo o coordenador diocesano, para uma aplicação concreta do Diretório nacional na Diocese de Petrópolis, é preciso fazer um projeto diocesano de comunicação, continuar a aplicação das urgências do Plano Pastoral e fortalecer os instrumentos de comunicação. Tudo isso, de acordo com ele, possibilitará alcançar o objetivo de comunhão.
À tarde, foram apresentadas as experiências da Pascom nas Paróquias Nossa Senhora da Piedade (Magé), Santuário Nossa Senhora do Amor Divino (Corrêas), Santa Rita de Cássia (Teresópolis) e Catedral São Pedro de Alcântara (Petrópolis). Este momento permitiu que os participantes conhecessem algumas atividades que dão certo e também as principais dificuldades enfrentadas pela pastoral. Foi apresentada ainda a experiência da Pascom de São Pedro da Aldeia (Arquidiocese de Niterói), que pelo segundo ano consecutivo participou do Muticom.
Presença do Pastor
Ao fim do encontro, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, compareceu e conversou com os participantes. Dom Gregório incentivou o trabalho da Pascom e disse estar observando a atuação da pastoral em suas passagens pelas Paróquias da Diocese. Ele recordou que todas as Paróquias devem ter Pascom, conforme estabelecido nas Diretrizes, e que os agentes precisam usar todos os meios possíveis para anunciar a Palavra de Deus, tendo como modelo o próprio Jesus Cristo.
O 4º Muticom foi encerrado com a abertura da Novena de São Grabriel Arcanjo, padroeiro da comunicação. Durante os próximos dias, a novena terá continuidade no facebook e no blog da Pascom da Diocese de Petrópolis.
Fonte: Pascom Diocese de Petrópolis

Nenhum comentário: