sábado, 25 de junho de 2011

Valença realiza Mutirão de Comunicação


Encerrando os Mutirões de Comunicação nas dioceses do Regional Leste 1, o 1º Muticom da Diocese de Valença foi realizado nos dias 4 e 5 de junho, na Chácara Pentagna.

O encontro teve como tema: "Comunicação, Mobilidade e Relações Humanas". Aproximadamente 70 pessoas vindas das diversas paróquias da diocese participaram do encontro, que teve como objetivos motivar a participação dos agentes da Pastoral da Comunicação no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (que acontecerá de 17 a 22 de julho, na PUC-Rio) e motivar a estruturação da Pastoral da Comunicação (Pascom) na diocese.

Na abertura do mutirão , o bispo diocesano Dom Elias Manning, deu as boas-vindas e abençoou os participantes. A primeira atividade foi a palestra do professor Sérgio Bonato, do departamento de Comunicação da PUC-Rio, que apresentou o vídeo de divulgação do Mutirão Brasileiro de Comunicação,com a palavra oficial de Dom Orani João Tempesta, presidente do Regional Leste 1 da CNBB, arcebispo do Rio de Janeiro e bispo referencial da Pascom no Regional Leste 1. A Conferência de Sérgio Bonato abordou a questão da Comunicação, Mobilidade e Redes Sociais. Ele destacou que essa nova realidade deve ser usada pela Igreja para a evangelização.

Em seguida, os agentes pastorais ouviram o padre Abimar Oliveira de Moraes, coordenador de Pós-graduação do Departamento de Teologia da PUC-Rio, que falou sobre "Comunicação hoje: Aspectos Teológicos e Sociais". Logo após, houve duas oficinas: "Como Organizar a Pascom", orientada pelo jornalista e assessor de imprensa da Diocese de Vota Redonda, Vagner Matos, e "Produção de textos para jornais e site da Diocese", orientada pela jornalista e coordenadora da Pascom do Regional Leste 1, Andreia Gripp.

O encontro prosseguiu no dia 5 de junho, Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste dia, D. Elias Manning celebrou missa na Chácara Pentagna para participantes do I Mutirão Diocesano de Comunicação e ressaltou a importância do testemunho no anúncio da Palavra. Em sua homilia explicou, à luz do Evangelho do dia, o significado da mesa da Palavra e da Eucaristia. Afirmou que a mensagem de Jesus nos convoca a sermos comunicadores do Evangelho. Neste contexto enfatizou a importância da Pastoral da Comunicação na propagação da Boa Nova na Diocese de Valença.

Após a Santa Missa, houve a palestra da professora Maria Joaquina Pinto, que falou sobre "Família, juventude, diálogo e sites de relacionamento". Após o intervalo, foi realizada uma mesa redonda, com Sérgio Bonato e Maria Joaquina Pinto e Andréia Gripp.

Na parte da tarde, os participantes ouviram a palestra de Maria Ercília, que abordou o tema "Falar em público e comunicação na liturgia".

Nenhum comentário: