quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diocese de Nova Iguaçu realiza 1º Mutirão de Comunicação


"Comunicação, Mobilidade e Relações Humanas” foi o tema do 1° Mutirão de Comunicação da Diocese de Nova Iguaçu. A boa articulação e empenho da equipe da Pastoral de Comunicação Diocesana, levou ao Centro de Formação cerca de 150 agentes, oriundos dos 10 regionais da diocese. Durante os dias 28 e 29 de maio foram realizadas quatro Conferências e seis oficinas.

A 1ª. Conferência do encontro teve como tema “Comunicação, Mobilidade e Redes Sociais” e foi proferida pelos professores Miguel Pereira e Sergio Bonato, ambos da coordenação do Departamento de Comunicação da PUC Rio.

Na parte da tarde do primeiro dia, a professora Tereza Renou, do Seminário Paulo VI e da Faculdade Estácio de Sá, falou sobre “Comunicação hoje, aspectos teológicos e sociais”.

O segundo foi aberto com a palestra da professora Cecília Vaz, do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e do Seminário Paulo VI, que teve como tema “Comunicação Interpessoal e grupal, desafios e novos caminhos”. Em seguida, a psicóloga Ana Patrícia, da Associação dos Psicólogos Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, falou aos presentes sobre “Psicologia da Comunicação nas Redes Sociais”.

As tardes de sábado e domingo foram dedicadas às oficinas, que abordaram temas como: a Pastoral da Comunicação, produção de texto para jornais e sites, a influência dos meios de comunicação de massa na sociedade, comunicação na catequese, comunicação na liturgia e oratória.

Fechando a programação, o bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, presidiu a missa, que foi concelebrada pelo assessor da Pascom diocesana, padre Edmilson da Silva. Dom Luciano agradeceu e elogiou todo o empenho da equipe que organizou e trabalhou com dedicação e empenho. Enfatizou que o 1° Mutirão de Comunicação da Diocese não deveria acabar ali, e sim ter uma continuidade na formação de multiplicadores de agentes para fermentar a Pastoral da Pastoral da Comunicação na diocese. Ele incentivou todos a participarem do 7° Mutirão Nacional e Comunicação, que acontecerá em de 17 a 22 de julho na PUC-Rio.

Eloy Bezerra

Nenhum comentário: