quarta-feira, 18 de maio de 2011

1º Mutirão Diocesano de Comunicação de Duque de Caxias e São João



A Diocese de Duque de Caxias e São João, atendendo uma das metas do Regional Leste 1 da CNBB, realizou o seu 1º Mutirão Diocesano de Comunicação nos dias 14 e 15 de maio, com o tema “Comunicação, mobilidade e relações humanas”. O Muticom Diocesano é uma prévia do Mutirão Brasileiro de Comunicação que será realizado na PUC-Rio de 17 a 22 de julho de 2011.
No dia 14 foram iniciados os trabalhos às 8h. A abertura foi feita pelo Diretor do Jornal Pilar, Padre Daniel Félix. Em seguida houve oração e acolhimento dos participantes. Logo após, Leda Machado, que integra a comissão diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom), falou aos presentes sobre o trabalho e a missão da pastoral.
A programação do dia ficou dividida entre palestras e oficinas com temas instigantes para se refletir como anda a comunicação hoje na diocese e na sociedade. Os conferencistas foram: o teólogo e diretor de pós-graduação da Faculdade de Teologia da PUC-Rio, padre Abimar Moraes; a professora da PUC-Rio e psicóloga Educacional, Mariangela Monteiro; a socióloga e pesquisadora da ONG Iser Assessoria, Solange Rodrigues; e o teólogo e professor da PUC-Rio, Celso Carias. Na parte da tarde deste mesmo dia foram realizadas oficinas.
O dia 15 iniciou com a celebração da Santa Missa na Catedral de Santo Antonio, presidida Vigário Geral da diocese,.padre Renato Gentile. Em seguida, todos os participantes do Mutirão deslocaram-se para o local onde estava sendo realizado o evento, para o café da manhã e término dos trabalhos nas oficinas. A palestra final foi proferida pelo professor e diácono permanente José Amâncio de Souza, que falou sobre a “família, juventude, diálogo e sites de relacionamento”.

Leda Machado
Diocese de Caxias

Nenhum comentário: