quinta-feira, 23 de maio de 2013

Emissoras da América Latina participarão das transmissões da JMJ 2013


Rádios de língua espanhola irão participar do pool de transmissão da programação da JMJ Rio2013, de 16 a 28 de julho, encabeçadas pela Rede Católica de Rádio, RCR.
Durante a transmissão da Jornada Mundial, um sistema de comunicação disponibilizará de um canal de transmissão para a língua espanhola para América Latina.
A RCR foi contatada por duas associações católicas de comunicação da América Latina,  Occlac e Associação Latinoamericana de Educação radiofônica, Aler, para fazer parte da transmissão da programação da JMJ. Esta parceria da RCR com Occlac e Aler, será uma ocasião para coligar as emissoras do continente latino americano interessado no sinal que estará disponível.
Nos estúdios da Aler, disse Pedro Sánchez, secretário executivo, “terá uma equipe de jornalistas e de comentaristas que promoveram análises e debates sobre a realidade da juventude e as mensagens do Papa Francisco”. Continua  Sánchez, “a JMJ será um momento histórico, porque é a primeira vez que temos um Papa do nosso continente”.
A OCLACC/Signis é uma rede organizada de instituições, meios de comunicação e profissionais da comunicação na América Latina e no Caribe, com a capacidade e a oportunidade de influenciar a sociedade civil e as políticas de mídia dos estados, instituições e igrejas locais.  A Aler é uma rede de comunicação de educação popular que promove participação, a inclusão, a harmonia social com a natureza; acompanha direitos e conquistas dos povos; trabalha para a democratização da comunicação e participa na construção de processos do Bem Viver.
Para o presidente da RCR, frei João Carlos Romanini, “é importante que disponibilizemos, o fato JMJ, para o maior número possível de emissoras, para que o evento seja conhecido, bem como toda a programação da JMJ. O Comitê Organizador Local, COL, já vai ter um canal em espanhol, e a RCR vai distribuir”.
O secretário executivo da Aler, Pedro Sánchez, disse que “esta experiência nos exige também uma nova forma de colaboração que servem para fortalecer a radiodifusão educativa, popular e evangelizadora em todo o nosso continente”.
A RCR terá a Rádio Catedral Fm do Rio de Janeiro como a geradora de conteúdos e  programação da JMJ, estas associações e Rede Católica de Rádio,  com suas bases geradoras. Formarão  um sistema de comunicação de transmissão, ao vivo, da programação exclusiva da Jornada Mundial da Juventude para o Brasil durante os dias 16 a 20, Semana Missionária; de 23 a 28 de julho a Jornada Mundial da Juventude.
Em breve a Rede Católica irá  disponibilzar  a programação e os canais para que as emissoras possam  organizar sua grade de programação.
Fonte: Signis Brasil

Nenhum comentário: