terça-feira, 5 de novembro de 2013

Curso de comunicação e evangelização na era digital reúne bispos em Recife

Teve início nesta segunda-feira, 4, em Recife (PE), o Curso de Comunicação para Bispos. O tema central é “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”.

O evento é destinado exclusivamente ao episcopado brasileiro e tem a participação do Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli. Do Vaticano, também fala aos bispos o Diretor da revista “Civiltà Cattolica”, o jesuíta Pe. Antonio Spadaro.

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari, comenta a rápida evolução das novas tecnologias e deseja que a comunicação possa ser usada para o bem da Igreja e de todos. “Desejamos que o episcopado possa entender como comunicar com a comunidade presente na Igreja através da cultura massiva e da cultura digital”.

O Curso de Comunicação para Bispos tem, este ano, uma novidade na metodologia de trabalho, que é composta por teoria e prática, com painéis voltados ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização, e participação efetiva nos laboratórios para praticar e conhecer as técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais.

“O curso será bem elementar para a criação de conta de e-mail, configuração da parte estética e visual dos correios eletrônicos. Além disso, serão oferecidas dicas práticas de cada ferramenta, como as mídias sociais digitais, entre elas o Facebook, modos de compartilhamento, de integração e interatividade”, explica o assessor da RIIBRA (Rede de Informática da Igreja no Brasil), padre Clóvis Andrade Melo.

O encontro está sendo sediado na Colônia Salesiana em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife (PE). Na abertura, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, recebeu os participantes e as autoridades civis do Estado.

“Serão dias extremamente ricos. Onde, nós como pastores, poderemos nos atualizar sobre as diversas plataformas de comunicação, especialmente as que estão presentes na mídia digital”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, que também participa do curso.

“A Igreja está atenta às mudanças do tempo e não pretende ficar de fora da evolução. Nossa Arquidiocese tem a comunicação como um dos pilares do seu projeto de renovação pastoral”, acrescentou Dom Saburido.

Fonte: Signis Brasil


Nenhum comentário: