Diante das rápidas transformações que ocorreram na área da comunicação, com novas ferramentas, linguagens, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis vem buscando uma constante adaptação às realidades que surgem. Tudo isso, envolve um trabalho contínuo de observação dos meios de comunicação, bem como de produção de conteúdo. Esse trabalho se torna ainda mais intenso quando se trata das mídias digitais.
Segundo o coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão, existe, hoje, grande preocupação tanto da parte dele quando do bispo Dom Gregório Paixão, em relação às novas tecnologias. Assim, neste ano, a pastoral, juntamente com a assessoria de comunicação da Diocese, trabalha na melhoria do site diocesano. “Concretamente a Diocese vai dar um passo no Dia Mundial das Comunicações Sociais procurando melhorar a aparência do seu site e dando início a um projeto de um novo site para apresentação na Assembleia Diocesana”, conta Pe. Brandão.
Além do site, a Pascom da Diocese de Petrópolis atua em outros meios de comunicação: na televisão, com o programa Ecclesia – Igreja Católica em foco; na rádio, com a presença do coordenador da pastoral também como diretor da Rádio Imperial, além dos programasBoletim Pascom e Comunicando a Igreja; no meio impresso, com a Revista Ação; no ambiente digital, com as redes sociais. Diante da diversidade de instrumentos, o desafio é fazer com que todos estejam associados e não haja um trabalho independente de cada um.
“Hoje é muito importante integrar os instrumentos de comunicação disponíveis”, observa o coordenador diocesano. Ele conta ainda que, um novo trabalho desenvolvido pela Pascom neste objetivo interação entre os meios é o jornal diocesano Voz da Igreja. “Neste mês inicia o seu jornal tanto em formato digital quanto com a possibilidade de impressão”, diz.
Na Diocese de Petrópolis, a Pascom atua em comunhão com a assessoria de comunicação, feita pelo jornalista Rogério Tosta, responsável pelo site diocesano e pela assessoria do bispo. Este trabalho visa também promover a comunicação externa da Igreja, principalmente através da relação com os meios de comunicação seculares. “Existe uma preocupação de usar todos os instrumentos para que a mensagem chegue a todos os homens”, declara Pe. Brandão.
Todas essas atividades não compõem um projeto fechado de comunicação. Ao contrário, encontra-se aberto a atualizações. “O objetivo do trabalho futuro é continuar acompanhando e utilizando essas novas ferramentas e também colocar em prática o novo Diretório e o novo Projeto de Comunicação da Igreja no Brasil”, afirma o coordenador da pastoral, fazendo referência ao Documento 99 da CNBB, aprovado no início deste ano.
Fonte: Pascom Diocese de Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário