
Segundo o coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão, existe, hoje, grande preocupação tanto da parte dele quando do bispo Dom Gregório Paixão, em relação às novas tecnologias. Assim, neste ano, a pastoral, juntamente com a assessoria de comunicação da Diocese, trabalha na melhoria do site diocesano. “Concretamente a Diocese vai dar um passo no Dia Mundial das Comunicações Sociais procurando melhorar a aparência do seu site e dando início a um projeto de um novo site para apresentação na Assembleia Diocesana”, conta Pe. Brandão.
Além do site, a Pascom da Diocese de Petrópolis atua em outros meios de comunicação: na televisão, com o programa Ecclesia – Igreja Católica em foco; na rádio, com a presença do coordenador da pastoral também como diretor da Rádio Imperial, além dos programasBoletim Pascom e Comunicando a Igreja; no meio impresso, com a Revista Ação; no ambiente digital, com as redes sociais. Diante da diversidade de instrumentos, o desafio é fazer com que todos estejam associados e não haja um trabalho independente de cada um.
“Hoje é muito importante integrar os instrumentos de comunicação disponíveis”, observa o coordenador diocesano. Ele conta ainda que, um novo trabalho desenvolvido pela Pascom neste objetivo interação entre os meios é o jornal diocesano Voz da Igreja. “Neste mês inicia o seu jornal tanto em formato digital quanto com a possibilidade de impressão”, diz.
Na Diocese de Petrópolis, a Pascom atua em comunhão com a assessoria de comunicação, feita pelo jornalista Rogério Tosta, responsável pelo site diocesano e pela assessoria do bispo. Este trabalho visa também promover a comunicação externa da Igreja, principalmente através da relação com os meios de comunicação seculares. “Existe uma preocupação de usar todos os instrumentos para que a mensagem chegue a todos os homens”, declara Pe. Brandão.
Todas essas atividades não compõem um projeto fechado de comunicação. Ao contrário, encontra-se aberto a atualizações. “O objetivo do trabalho futuro é continuar acompanhando e utilizando essas novas ferramentas e também colocar em prática o novo Diretório e o novo Projeto de Comunicação da Igreja no Brasil”, afirma o coordenador da pastoral, fazendo referência ao Documento 99 da CNBB, aprovado no início deste ano.
Fonte: Pascom Diocese de Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário