segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Congresso Mundial de Imprensa


Notícia dada pela Rádio Vaticano:

"Após o Congresso Mundial sobre Televisões Católicas de 2006, em Madri, e o de rádios católicas em 2008, realizado no Vaticano, o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais está preparando para fechar o círculo de reflexão um Congresso Mundial sobre a imprensa católica. O encontro foi fixado para outubro próximo, no Vaticano, entre os dias 4 e 7.
Faltando pouco mais de um mês para a Conferência, 60 países já confirmaram o envio de seus delegados. O debate de especialistas se concentrará sobre o presente e o futuro da imprensa católica no mundo, com especial atenção para sua presença no mundo da web e das novas mídias.

Segundo o Presidente do organismo Vaticano, o Arcebispo Dom Claudio Maria Celli, “a grande questão de base é sempre a mesma: no contexto social de hoje, na Igreja de hoje, qual papel deve desempenhar uma rádio católica, uma televisão católica? A mesma pergunta pode ser feita à imprensa escrita”. “E o tema do Congresso, continuou Dom Celli, não se refere só à Igreja Católica, mas à imprensa católica na era digital, porque agora todo mundo sabe que existem muito mais leitores que lêem um jornal, católicos ou não, através da Internet, que compram um exemplar do jornal”.

E então, disse ainda o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais é inegável que as novas tecnologias estão abrindo perspectivas muito mais amplas, ricas, estimulantes ... “Então, nós pensamos que era apropriado convidar as pessoas que trabalham na imprensa em todo o mundo católico para discutir sobre a questão”. “Nós não escolhemos os delegados. Pedimos às Conferências Episcopais que nomeassem três delegados, representando os vários países. Serão dois delegados peritos em imprensa e um delegado especialista em Internet e em novas tecnologias."

Nenhum comentário: