quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Arquidiocese do Rio promove encontro sobre Igreja e mídia


Identificar como a Igreja comunica e como ela é vista pela sociedade, além dos meios para se colocar em prática um plano de comunicação que sirva, em todo seu potencial, à evangelização. Esses foram alguns dos pontos abordados no encontro sobre mídia e Igreja promovido pela Arquidiocese do Rio, na manhã do dia 24 de agosto.
O evento reuniu representantes do clero, além de profissionais de diferentes veículos de comunicação, entre eles o assessor de imprensa da CNBB, Padre Geraldo Martins.
Na abertura do encontro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, apontou algumas dificuldades que a Igreja enfrenta nesse meio e no modo “como as pessoas veem a nossa própria comunicação”.
Durante o evento foi apresentado o trabalho que está sendo feito para a elaboração do plano de comunicação da Arquidiocese. “Vamos dialogar, conversar, mas sabendo que isso não concluirá o assunto. É apenas um passo a mais dentro dessa reflexão. Não vamos resolver todos os problemas, mas servirá para ficarmos atentos aos diversos aspectos que envolvem o tema”, ressaltou o Arcebispo.
Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, responsável pelo encontro, o projeto de comunicação é algo que caminha ao lado do projeto pastoral e é um instrumental necessário, que o torna mais eficaz.
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, ministrou uma palestra sobre como a Igreja é vista na mídia, em especial nas mídias sociais.
Erlanger apontou a necessidade da articulação de um trabalho em rede e de ações que mostrem, de fato, a imagem real da instituição.
O publicitário Bruno Altieri falou em nome da agência Quê Comunicação, responsável pela elaboração do plano de comunicação. Ele destacou os princípios básicos para comunicar aquilo que se pretende e assim alcançar o público-alvo no momento certo.

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