terça-feira, 1 de março de 2011

Pontifício Conselho reflete mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011


Começou na manhã de segunda-feira, dia 28, e segue até o próximo dia 3 de março, na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, em Roma, a sessão plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Durante os trabalhos serão discutidas, em especial, as contribuições oferecidas pelo papa Bento XVI na sua mensagem para o 45º Dia Mundial dedicado aos meios de comunicação social, intitulado “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli (foto), a mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011 convida para uma reflexão além da tecnologia, mas humana.

“A mensagem do papa nos convida novamente a refletir sobre o que significa hoje comunicar: não é somente um problema de tecnologia, mas, novamente, é levado em consideração o aspecto humano e o convite é para que o homem, na comunicação seja cada vez mais si mesmo. O convite é que o homem seja autêntico, porque é a única maneira de garantir que a comunicação não seja apenas uma transmissão de informações, mas realmente uma comunicação entre seres humanos. É ir precisamente à raiz do fato comunicativo, isto é, estar ciente de que esta é uma passagem de homem para homem, de mulher para mulher, de um homem para uma multidão de homens”, disse.

O presidente do Pontifício Conselho destacou ainda na mensagem de Bento XVI o “estilo cristão” de se comunicar. “Eu diria que o papa este ano, também sublinhou o que significa ter um estilo cristão no mundo da comunicação, que não é apenas um falar sobre questões religiosas, mas é também como o homem, que tem no seu coração a mensagem evangélica - e, portanto, vive em comunhão com o Senhor Jesus – enfrenta o relacionamento com os outros”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: