sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aparecida: Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação


O 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, que acontece em Aparecida de 19 a 22 de julho com o tema ‘Identidade e Missão’, reunirá comunicadores dos diversos estados brasileiros para discutir, refletir e trocar experiências sobre o papel do comunicador na Igreja. O setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil contabiliza até hoje (24) 300 inscrições confirmadas, porém a expectativa é que o encontro chegue aos 600 participantes. 
Segundo Irmã Élide Maria Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social, o tema do encontro reflete a realidade da Pastoral da Comunicação no Brasil. “Percebemos que a comunicação enquanto cultura, é recente e não é refletida, não é pensada, por isso, é preciso criar uma identidade como comunicadores da Boa Nova de Jesus Cristo que nos leve para a missão”.
A assessora lembra a evolução do encontro nacional que está na terceira edição. “Desde 2008, com o primeiro encontro, tivemos a participação de 120 pessoas comprometidas, em 2010, cerca de 400 participaram, e agora em 2012 queremos alcançar 600 inscrições”. “Essa participação é uma resposta para a necessidade de refletir, de partilhar, de entender a comunicação no Brasil”, ressalta a assessora. No trabalho desenvolvido pelas paróquias, Irmã Élide lembra que “há um crescimento muito significativo, os padres e as paróquias já perceberam o quanto é importante a comunicação”.
Os meios de comunicação são instrumentos eficazes na formação da cultura e opinião das pessoas e na transmissão das convicções do Evangelho. No Dia Mundial das Comunicações, o papa Bento XVI afirmou a necessidade da presença da Igreja nas mídias e alertou para que ao mesmo tempo em que se comunica se preocupe com a reflexão e o discernimento sobre a informação transmitida. Inscrições no site: www.cnbb.org.br/3enc.
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: