terça-feira, 29 de maio de 2012

Pascom de Petrópolis realiza visitas pastorais e reunião para a JMJ2013


A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis está realizando um trabalho de visitas às Paróquias a fim de estruturar a atuação dos agentes pastorais nesses locais. No último fim de semana, no dia 26, o coordenador da Pascom, Padre Alexandre Brandão, acompanhado de assessores, se reuniu com representantes de Paróquias do Decanato São Pio X, Teresópolis. Com esta reunião ficou André Oliveira passa a ser o novo coordenador no decanato, substituindo Marcio de Paula, que devido a compromissos pessoais este ano não pode estar à frente da Pascom no Decanato.
O encontro aconteceu na Paróquia São Cristóvão, em Fonte Santa, e contou com apoio do Padre Thiago de Freitas, que também se colocou a disposição para ajudar nos trabalhos da Pascom. 
No domingo, 27, o seminarista Roger, juntamente com Natalia Zimbrão, Adriana Carreiro e Marcia Blanc, visitaram o Decanato Beato José de Anchieta e se reuniram com o Padre Alan Rodrigues Souza da Silva, que explicou como está o andamento da Pascom na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, onde um dos principais veículos de comunicação tem sido o site paroquial.

Durante o encontro em Teresópolis, Padre Brandão pediu que André marque a visita nas Paróquias e para isto mantenha contato com o seminarista Roger Assunpção, que está na equipe de assessores da Pascom. André Oliveira ficou de ver o espaço num jornal local para publicar as notícias e informações da igreja, além do site da Diocese, dos blogs e sites paroquiais e páginas no facebook.

O seminarista Roger apresentou a estrutura, mecanismos e forma de atuar da Pascom, principalmente nas paróquias. Alenxadre Nunes falou sobre o programa Ecclesia – Ingreja em Foco e sobre o canal de vídeos da Pascom no YouTube. O assessor de comunicação da Diocese, Rogerio Tosta falou sobre o site da Diocese e como as Paróquias podem utilizar a estrutura existente, ressaltando a importância do apoio de todos para manter o site sempre atualizado.


COMITÊ DE COMUNICAÇÃO JMJ2013:

Também no domingo, 27, aconteceu a primeira reunião do Comitê de Comunicação, Tradução e Markting do Comitê Organizador Diocesano (COD) da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. O encontro foi considerado positivo pelos que participaram e se colocaram disponíveis para os trabalhos. Padre Alexandre Brandão, coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese, disse que a comissão terá como tarefa principal divulgar e cobrir os eventos da JMJ na Diocese, criar um programa de marketing e a tradução de textos para os peregrinos de outros países.
No primeiro encontro ficou decidido a criação de uma imagem diocesana, que represente a Diocese e que acompanhará a logo da JMJ Rio 2013, nos eventos diocesanos e paroquiais. “A coordenação central da jornada criou um manual com regras para uso da logo e todas as dioceses no Brasil devem seguir”, explicou Padre Brandão.
Ele pediu que o escritório do COD tenha, não somente no computador, mas impresso o manual com as regras do uso da logo da JMJ para repassar às pessoas que queiram informação. Padre Brandão pediu que todos fiquem atentos aos comunicados via e-mail, “pois a jornada está muito próximo e as coisas estão acontecendo rápido e por isso temos que trabalhar também de forma ágil”.
Cada pessoa que participou da reunião do Comitê de Comunicação, que reuniu professoras de línguas, profissionais de comunicação e marketing, ficou satisfeita em poder colaborar como voluntários com suas profissões na organização da Jornada, tanto a nível diocesano quanto nacional. A estrutura do vídeo de apresentação da Diocese aos jovens peregrinos, que será postado no site da JMJ, foi aprovado por todos e já está em fase de edição.

Fonte: Diocese de Petrópolis

Nenhum comentário: