domingo, 29 de julho de 2012

Bento XVI começa contagem regressiva para JMJ-Rio2013

Papa: “Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”



A contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude Rio-2013 começou também no Vaticano.

Após a oração mariana do Angelus este domingo, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que daqui um ano, exatamente neste período, se realizará a 28a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

“Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”

No Rio de Janeiro, conclui-se este domingo a pré-Jornada “Preparai o caminho” – uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013.

A programação começa com as presenças do Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova. A pregação será feita pelo padre Reginaldo Manzontti, seguida pela apresentação do Marcos Frota Circo Show. À tarde, segue o show do padre Omar – que lança CD em parceria com Diogo Nogueira – e a Missa de Encerramento.

No sábado, centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

“Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito prazer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falou sobre a importância da Consagração dos jovens à Nossa Senhora e, na ocasião, também e recordou que o título de ‘Padroeira do Brasil’ foi dado a Nossa Senhora em 1931, na cidade do Rio de Janeiro.

“Se estivermos juntos com Maria, estamos juntos com Jesus, pois a missão de Nossa Senhora é nos apresentar Jesus, essa é a missão da Padroeira. Se estivermos perto dela, nós estaremos perto de Jesus. Nós temos fé que a Jornada Mundial da Juventude será um grande sucesso porque a Mãe Aparecida está com a juventude”, disse o reitor do Santuário Nacional de Aparecida.



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Com envio de missionários comunicadores, encerra-se 3º Encontro da Pascom


Os participantes do 3º Encontro Nacional da Pascom (Pastoral da comunicação) encerram este domingo suas atividades no Santuário Nacional de Aparecida.
No encerramento, houve a solenidade de envio dos missionários comunicadores coordenada pela Irmã Élide Fogolari, Irmã Maria da Luz Fernandes, Irmã Celeste Ghislandi e Irmã Alba Veja.
Pela manhã, os agentes de pastoral participaram da Celebração Eucarística celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.
O encontro reuniu em Aparecida (SP) de 20 a 22 de julho cerca de 600 pessoas vindas das pastorais da comunicação de vários lugares do Brasil.
O 3ª Encontro Nacional da Pascom debateu, refletiu e incentivou temas como ‘Missão e Identidade’, a elaboração da comunicação nas pastorais, rádio, internet, entre outros.
O principal objetivo foi reunir as pessoas que fazem a comunicação da Igreja no Brasil para troca de experiências e aprimoramento dos trabalhos realizados em cada diocese, pastoral ou organismo.
Fonte: Rádio Vaticana
Jornalista: Natalia Zimbrão

sábado, 21 de julho de 2012

Agentes da Pascom participam de Leitura Orante da Palavra


PascomLectioDivinaAs atividades deste sábado, 21 de julho, terceiro dia do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida (SP) começaram com a realização da leitura orante da Bíblia na ótica da comunicação. Esta etapa foi conduzida pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover.

O texto meditado foi o do evangelho de São João, que relata o encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,1-30). Seguindo os quatros passos da meditação pelo método da lectio divina (leitura, meditação, oração e contemplação), os agentes puderam perceber os detalhes desta passagem, especialmente na perspectiva da comunicação. “Um diálogo que vai além de uma conversa a dois. Outros samaritanos também desejaram ir ao encontro de Jesus”, destacou Cecília.

Em seguida, teve início a mesa redonda Pascom e a pessoa digital: possibilidades e contradições. Participam deste debate a Ir. Joana Puntel, doutora em Comunicação; o Padre Clóvis Melo, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB; e Fábio Castro, diretor-geral da Promocat, empresa especializada no marketing católico.

Show e homenagem

PascomshowNa noite de sexta-feira, 20 de julho, no auditório da TV Aparecida, os agentes da Pascom participaram de um show com o grupo Cantores de Deus. A apresentação foi transmitida ao vivo pelas emissoras de inspiração católica e foi uma oportunidade para que os agentes acompanhassem a realização de um programa de televisão. A atração foi uma oferta da Rede Aparecida de Comunicação.

Karla Fioravante, Dalva Tenório e Andréia Zanardi, que formam o grupo Cantores de Deus, apresentaram as canções de seu mais recente sucesso, o DVD Mulheres, além de canções populares e conhecidas do público. Um momento de oração, descontração e dança para os comunicadores de todo o país.

PascomhomenagemApós a transmissão do show, a coordenação nacional da Pascom/Brasil prestou uma homenagem à assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, que no último dia 1º de julho celebrou o seu jubileu de ouro de vida religiosa.  “Me sinto jovem, e  cada vez mais animada a continuar no serviço do Reino de Deus”, afirmou a religiosa, ao agradecer a homenagem.




Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aprimoramento e troca de experiências no Encontro da Pascom


PascomOficinas1
Durante toda a tarde desta sexta-feira, 20 de julho, os quase 600 participantes do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) estiveram no subsolo do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), onde foram realizados os seminários temáticos por interesse. O objetivo foi oferecer formação teórica e prática em diversos temas de comunicação.

Foram quatro seminários temáticos: Pascom na internet, em que se discutiu o webjornalismo, redes sociais e mídias convergentes; A Pascom e pastorais específicas, que refletiu sobre o diálogo com a catequese, liturgia e juventude; A Pascom no rádio; e Planejamento e captação de recursos para Pascom. Cada participante escolheu um deles para acompanhar.

PascomSuelenO seminário sobre captação de recursos atraiu a atenção de um grande número de participantes, especialmente de quem ainda está começando a implantação da Pascom em sua paróquia. É o caso de Suelen Barbosa, coordenadora da Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. Para ela, as orientações apresentadas no seminário a encorajam a prosseguir com a missão.

“Os dois maiores desafios de agentes da Pascom nas paróquias são, em primeiro lugar, os gastos. Os párocos sempre se preocupam sobre como vamos pagar estes gastos. Em segundo lugar, a relação com as demais pastorais”, relata Suelen, que destaca a importância da profissionalização para a eficiência e sustento do trabalho.

Acolhida

OrdileipadreOs coordenadores da Pascom do Regional Sul 1 da CNBB se organizaram para desempenhar um papel importante no 3º Encontro Nacional da Pascom: o trabalho de acolher e orientar os participantes. “Somos da Arquidiocese de Aparecida, com os coordenadores das dioceses de Taubaté, Caraguatatuba, São José dos Campos e Lorena”, relata padre Ordilei Fernandes, de Arapeí/SP. “Foi um trabalho bacana, precedido por um encontro com o Cardeal Raymundo Damasceno. E como diz o ditado: acolher é evangelizar também”.

O sacerdote acredita que o Encontro, que termina no próximo domingo, está sendo uma verdadeira explosão da comunicação na Igreja no Brasil. “O aumento do número de participantes mostra que a comunicação em nossa Igreja está acontecendo efetivamente”, relata. E o mais rico de tudo isso é a partilha de experiências. “A interação é fantástica! Para nós, que estamos começando, toda e qualquer experiência é rica”, avalia Suelen.
AcolhidaPascom


Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

“A Pascom fortalece a comunidade”, afirma Ir. Élide

PascommesaAA primeira mesa redonda do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, no auditório do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Coordenada pelo Frei Edgar Alves, o momento foi de reflexão do tema central do evento: “Pascom: identidade e missão”.

A professora Rosana Borges, da Universidade Estadual de Londrina, apresentou uma exposição sobre os sentidos da comunicação. Em seguida, foi a vez do padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador, que apresentou uma reflexão sobre os fundamentos teológicos e da espiritualidade da Pascom.

ElideAA terceira parte dos trabalhos foi a exposição Como se organiza a Pastoral da Comunicação, feita pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari. Ela relatou que existe, para muitas pessoas, uma dicotomia entre pastoral e comunicação. “É importante ter claro que quem está na Igreja, está fazendo missão, e portanto, faz comunicação”, explicou a religiosa.

A assessora apresentou vários conceitos sobre a Pastoral, entre eles a de que a Pascom explicita a ação do Reino de Deus. “Ela privilegia o homem enquanto sujeito da comunicação”, lembrou Élide, que convocou os agentes a realizarem uma cristianização das novas tecnologias de comunicação.

Na perspectiva espiritual, em sintonia com o que foi dito anteriormente por padre Manoel, Élide destacou a importância da Palavra de Deus. E do ponto de vista prática, recordou que ações isoladas e fragmentárias não podem ser consideradas como Pascom. “Nossa missão é fortalecer as nossas comunidades, ajudar as demais pastorais a agir no contexto da cultura da comunicação”.

Durante esta tarde, os participantes do Encontro da Pascom dirigem-se ao subsolo do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde participam de seminários teóricos sobre diversos temas. À noite, nos estúdios da TV Aparecida, participam do show com o grupo Cantores de Deus. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 20 horas, pelas seguintes emissoras: Rede Aparecida, Tv Nazareth (Belém), TV Horizonte (Belo Horizonte / MG), TV 3º Milênio (Maringá / PR) e exibido em outros horários pela TV Canção Nova e TV Século 21.
Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

A Igreja deve anunciar a esperança, comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje, diz dom Celli aos comunicadores

MissaAparecida20072012Uma missa e uma videoconferência marcaram a abertura das atividades desta sexta-feira, 20 de julho, do 3º Encontro Nacional da Pascom, promovido pela CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi presidida por dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a Comunicação no Regional Sul 1. A celebração ocorreu no auditório padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário.

Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância de o cristão ter consciência de viver a ética em seu significado original. “Que possamos crescer na busca de trabalhar com senso crítico, fé e profissionalismo”, enfatizou dom José.

Em seguida, por meio de videoconferência, falou aos participantes do evento diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli. Ele iniciou sua mensagem, considerando a concorrência que há entre o anúncio da Verdade e o testemunho cristão.

“Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. A sociedade atual exige muito de nós, especialmente com seus graves problemas de justiça, da ecologia e da economia. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”.

Dom Celli enfatizou que ao mesmo tempo em que comunicamos uma mensagem, levamos comunicamos a nós mesmos. “Há uma dupla dimensão comunicativa: comunicamos também os nossos interesses, nosso estilo de vida. Não podemos ser ‘falsos profetas’, como diz Jesus no evangelho de Mateus. Não podemos servir a dois senhores”.

Em nome dos participantes do Encontro, dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, agradeceu as palavras do cardeal, e convidou a todos a sauda-lo com o cântico de parabéns, já que dom Celli é aniversaria hoje. Em seguida, teve início a mesa redonda da manhã, com o tema Pascom: identidade e missão.

A cobertura do evento também disponibiliza matérias para televisão e rádio, nas páginas web da TV Redentor r da Rede Católica de Rádio.

Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

Profissionalismo e testemunho da fé: temas da abertura do encontro da Pascom .

Abertura1Apesar do clima frio da cidade de Aparecida (SP), o calor dos participantes aqueceu a abertura do 3º Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta quinta, 19 de julho, até o próximo domingo, mais de 600 agentes da Pascom de todo o país participam deste encontro no Santuário Nacional para o aprendizado e a troca de experiência.

A solenidade de abertura contou com a presença de dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a comunicação no Regional Sul 1; os dois assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e Padre Clóvis Andrade; e os missionários redentoristas padres César Moreira e Evaldo César, representando o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, respectivamente.

Em seu discurso, dom José Moreira destacou a sua experiência como estudante da temática da comunicação, e convidou os participantes a estar disponíveis para a troca de experiências. “Vamos somar, esta é a palavra do momento e vai ajudar o nosso trabalho”. Já dom Dimas recordou a importância de que cada comunicador cristão recorde a sua missão batismal, que é levar a Boa Nova de Cristo.

Abertura_2“Nós devemos crescer enquanto comunicadores cristãos” – destacou dom Dimas. “Devemos estar a serviço da Boa Nova e quebrar as barreiras, como a dificuldade de transmitir a fé às novas gerações, de modo que a nova linguagem seja fecundante do amor do Evangelho”. Também durante a solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca oficial da Pascom Brasil.

Conferência

DiFranco1Para a abertura do evento, foi convidado o jornalista e consultor Carlos Alberto di Franco. O conferencista adiantou que sua intenção no evento era colocar temas para ajudar na reflexão. Recordou que Friedrich Nietzsche disse, há mais de um século, que Deus estava morto. “Hoje, um século depois destas palavras, constatamos este grande acontecimento já chegou aos ouvidos de boa parte dos nossos contemporâneos, para quem Deus não é mais que uma abstração. É o analfabetismo religioso. E este é um preâmbulo realista dos fatos”, relatou di Franco no início de seu colóquio.

Diante desta realidade, ele afirma que o programa de ação não é novo: a resposta está na experiência do encontro com Jesus Cristo. “Um programa que não muda, embora se leve em conta a conjuntura histórica para o diálogo”, explicou di Franco, recordando posturas e discursos dos papas João Paulo II e Bento XVI no diálogo com a sociedade contemporânea. Para ele, está aí o cerne da comunicação institucional da Igreja.

“As organizações consolidadas são as que conseguem transmitir a sua mensagem sem ambiguidade. A boa estratégia de comunicação institucional depende disso: identidade, missão, uma doutrina clara e reputação, que resulta em autoridade, que podemos chamar também de prestígio”, enfatizou o conferencista. Ele exemplificou mais uma vez, recorrendo às ações do papa Bento XVI. “Milhares de jovens rebeldes e contestadores deixam as discotecas para ouvir a voz de um idoso, supostamente reacionário. Isso significa que eles querem reavivar a sua fé. A empatia entre o papa e a juventude surpreende o noticiário. É um sucesso mercadológico”.

DiFranco2Na avaliação de di Franco, a magia da santidade é o segredo da força do marketing do papa. Essa atitude deve ser a resposta da Igreja para a demanda reprimida que a sociedade tem por religiosidade. “A Jornada Mundial da Juventude pode mudar a cara da Igreja no Brasil, depende de cada um de nós aqui hoje, para que a proposta cristã entre na agenda pública. E isso exige profissionalismo, e não amadorismo. Não duvidemos, a comunicação institucional da Igreja passa pelo reforço de sua identidade, pela paixão da missão e clareza de sua doutrina. É necessário investir em recursos humanos e no profissionalismo. É aí que está a diferença: não é o suporte tecnológico, mas é a competência de seus quadros. Não podemos sucumbir ao amadorismo”.
 
Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Começa hoje mais um Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida (SP) .

Pascom2012a“Identidade e missão” é o tema do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela CNBB. O evento, que será aberto na noite desta quinta-feira, 19 de julho, vai ocorrer nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), até o próximo domingo.

A extensa programação contempla uma variedade de conteúdos em vista da formação dos agentes da Pascom de todo o país. “Queremos atender as necessidades básicas das pessoas que estão trabalhando no dia a dia em suas dioceses, paróquias e regionais. Sabemos de dioceses que estão enviando quatro, cinco pessoas, e que vão participar cada uma de um seminário”, relata a Ir. Élide Fogolari, Assessora da Comissão Episcopal de Comunicação, que organiza o evento que deve reunir cerca de 600 participantes.

O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”.

Pascom2012bDurante a abertura do evento, haverá o lançamento oficial da logo da pastoral, que foi construída após um concurso que teve a participação dos agentes de todo o país. A conferência de abertura, com o tema “Comunicação e Informação: Igreja e sociedade” será proferida pelo professor Carlos Alberto Di Franco, da Universidade de Navarro.

“A temática desta palestra de abertura tem como objetivo mostrar que a Igreja também é uma fonte de informação”, explica irmã Élide, que recorda que Di Franco é um conhecedor de todo o processo da comunicação da Igreja no Brasil, e que pode ajudar os agentes da Pascom sobre a necessidade de trabalhar com qualidade e profissionalismo a informação na Igreja. “Nós, na Igreja, temos trabalhos maravilhosos, projetos valiosos, e nem sempre trabalhamos a informação de forma profissional. Mas quem é comunicador da Igreja não é só um profissional, mas é um comunicador de Cristo, e portanto, está exercendo uma missão”, concluiu a assessora.
 
Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

Dom Orani é membro titular no Conselho de Comunicação Social .

domoranimicDom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, é um dos membros do Conselho de Comunicação Social previsto no artigo 224 da Constituição como órgão auxiliar do parlamento brasileiro. Ele é um dos cinco representantes da sociedade civil. O Congresso Nacional aprovou  a nova composição do colegiado nesta terça-feira, 17 de julho. Entre suas funções está avaliar questões ligadas à liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação e emitir pareceres e recomendações ligadas à produção e programação de emissoras de rádio e TV.

Nota da Agencia Senado sobre o fato recorda que o Consellho é composto por 13 titulares e 13 suplentes e também deve opinar, quando consultado, sobre propagandas de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. O colegiado também pode avaliar as finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da programação das emissoras de rádio e televisão e deve prezar pela regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

Outros temas que podem passar por análise do Conselho são propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Esta será a terceira composição do Conselho, regulamentado pela Lei 8.389/1991. A primeira foi aprovada em 2002 e a segunda, em 2004. O órgão inclui representantes dos veículos de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil.

Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional. Cada membro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. De acordo com a lei, o Conselho de Comunicação Social deve eleger seu presidente e vice-presidente dentre os representantes da sociedade civil, e as despesas do colegiado são pagas pelo Senado.

Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

sábado, 14 de julho de 2012

Tudo pronto para o 3º Encontro Nacional da Pascom


3enccomunic_cnbbCom o tema “Identidade e Missão”, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB promove entre os dias 19 e 22 de julho o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM). O evento será realizado nas dependências do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

“A todos os que se inscreveram, sejam bem vindos para este momento especial em que vamos desenvolver uma intensa programação, que quer e deseja criar a cultura da comunicação na Igreja no Brasil”, declara a Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão e uma das organizadoras do evento.

Recordando o beato João Paulo II, Élide lembra a necessidade de levar a mensagem do Evangelho nesta nova cultura gerada pelos Meios de Comunicação Social. “Eles constituem parte central do grande ‘areópago’ no qual se partilham ideias e se formam os valores e comportamentos”.

A Comissão Organizadora recebeu um grande número de inscrições, e lembra que àqueles que não a fizeram antecipadamente, poderão fazê-la antes do início do evento em Aparecida, efetuando o pagamento da taxa no valor de 30 reais. Neste caso, no entanto, a hospedagem fica por conta de cada participante.

Confira a programação:

Dia 19 de julho - Quinta feira
16h Credenciamento
19h - Cerimônia de abertura
Lançamento do Hino e da Logo da Pascom
20h - Conferencia de abertura
Comunicação e informação: Igreja e sociedade
Carlos Alberto DI Franco – Prof. Jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra

Dia 20 de julho - Sexta feira
07h30 - Celebração Eucarística
Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
8h45 - Mesa Redonda – PASCOM: Identidade e Missão
10h30 - Intervalo
11h - Plenária
12h - Almoço
Das 14h às 18h - Seminário por interesse
20h - Programação Cultural (TV Aparecida)

Dia 21 de julho - Sábado
07h30 - Leitura Orante da Bíblia na ótica da comunicação
08h30 - Mesa Redonda - PASCOM e a pessoa digital: Possibilidades e contradições
10h30 - Plenária
12h - Almoço
Das 14h às 18h - Seminário por interesse
20h - Noite Julhina

Dia 22 de julho - Domingo
08h - Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida
Preside – Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB
09h30 - 5 grupos por Regiões.
10h30 Plenário
11h30 - Solenidade de encerramento com envio dos discípulos missionários da comunicação

Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

domingo, 8 de julho de 2012

Pascom investe em projeto de Inclusão Digital na Diocese de Volta Redonda


Membros das pastorais e do Movimento Vicentino da Comunidade Eclesial São Sebastião, bairro Retiro, Área Norte na Diocese de Volta Redonda, participam do Projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM). Realizado pela da Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom), o projeto conta com oito horas de formação em técnicas de jornalismo, programa Word e produção de pauta e agenda da CEB.
O IDIM tem parceria com o SESI, que irá dar aprofundamento ao temas lançados em sala de aula com o Projeto Aprenda Clicar, em 40 horas de formação nos programas Word, Excel, Power Point e Internet.
A expectativa da Pascom da Diocese é fortalecer a comunicação da CEB São Sebastião e motivar as lideranças para a formação de uma equipe, que possa articular-se com a Pascom, e anunciar o evangelho nas mídias. Mais informações de como se inscrever nos cursos, acesse http://www.diocesevr.com.br/Noticias/CEB%20S%C3%83O%20SEBASTI%C3%83O,%20RETIRO%20SEDIA0PR
Fonte: CNBB Regional Leste 1
Jornalista: Natalia Zimbrão