quinta-feira, 19 de julho de 2012

Começa hoje mais um Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida (SP) .

Pascom2012a“Identidade e missão” é o tema do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela CNBB. O evento, que será aberto na noite desta quinta-feira, 19 de julho, vai ocorrer nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), até o próximo domingo.

A extensa programação contempla uma variedade de conteúdos em vista da formação dos agentes da Pascom de todo o país. “Queremos atender as necessidades básicas das pessoas que estão trabalhando no dia a dia em suas dioceses, paróquias e regionais. Sabemos de dioceses que estão enviando quatro, cinco pessoas, e que vão participar cada uma de um seminário”, relata a Ir. Élide Fogolari, Assessora da Comissão Episcopal de Comunicação, que organiza o evento que deve reunir cerca de 600 participantes.

O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”.

Pascom2012bDurante a abertura do evento, haverá o lançamento oficial da logo da pastoral, que foi construída após um concurso que teve a participação dos agentes de todo o país. A conferência de abertura, com o tema “Comunicação e Informação: Igreja e sociedade” será proferida pelo professor Carlos Alberto Di Franco, da Universidade de Navarro.

“A temática desta palestra de abertura tem como objetivo mostrar que a Igreja também é uma fonte de informação”, explica irmã Élide, que recorda que Di Franco é um conhecedor de todo o processo da comunicação da Igreja no Brasil, e que pode ajudar os agentes da Pascom sobre a necessidade de trabalhar com qualidade e profissionalismo a informação na Igreja. “Nós, na Igreja, temos trabalhos maravilhosos, projetos valiosos, e nem sempre trabalhamos a informação de forma profissional. Mas quem é comunicador da Igreja não é só um profissional, mas é um comunicador de Cristo, e portanto, está exercendo uma missão”, concluiu a assessora.
 
Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

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