quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Assessores da CNBB ajustam projetos de pastoral e refletem sobre comunicação


padre_francisco_de_assis_wlochokPadre Francisco de Assis Wloch, subsecretário geral de pastoral da CNBB, responde pela colaboração direta com a coordenação da reunião dos assessores que é presidida por dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB. O encontro dos assessores (GA) se realiza nestes dias 7 e 8 de agosto de 2012, na sede da Conferência em Brasília.

A formatação da pauta, incluindo o tempo disponível para cada pessoa que se apresenta, e outras providências para o bom andamento da reunião ficam aos cuidados do padre Chico, como é conhecido. Ele também anima as discussões dos assessores e garante a continuidade dos debates dos temas de uma reunião para a outra. Compete também a ele o registro e a informação que os assessores recebem sobre decisões, projetos, orientações e normas que saem da assembleia e dos conselhos (CONSEP e CP) da Conferência.

O GA se reúne, com regularidade, para compartilhar o que cada comissão está realizando no serviço que presta à ação evangelizadora e para ajustar procedimentos de administração dos projetos que constam do Plano Quadrienal da CNBB. Nestes dias, este último assunto tem destaque especial. Os assessores estão empenhados no discernimento a respeito do contingenciamento de recursos para o financiam as atividades que ainda devem ser realizadas nas dioceses no segundo semestre deste ano.  Vistas as dificuldades de garantir a execução dos projetos por causa da precariedade dos recursos, também os assessores tomaram decisão de colaborar com parte de  suas gratificações financeiras fazendo uma doação conjunta.

Parte da reunião do GA é dedicada a apresentação de temas que ajudem na formação permanente desses colaboradores especiais da Conferência. Neste encontro de agosto, o assunto previamente estabelecido foi a elaboração de políticas de comunicação para a CNBB. O subsecretário geral de pastoral acompanhou a preparação da exposição e, nesta quarta-feira, com a participação da Ir. Elide Fogolari e Pe. Clovis Andrade da Comissão da Comunicação e Pe. Rafael Vieira e Ir. Diego Joaquim, da assessoria de imprensa, teve início um processo de reflexão sobre o tema.

A proposta apresentada foi da realização de um caminho com três passos metodológicos: o primeiro, uma avaliação geral de como estão os desafios da comunicação em todas as comissões e no inteiro secretariado geral; o segundo, já no próximo encontro do GA, um especialista em comunicação institucional virá para interpretar os levantamentos feitos neste mês; e o terceiro, elaboração de políticas de comunicação para serem cumpridas já no próximo ano.

Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: