segunda-feira, 4 de março de 2013

Signis Brasil organiza I seminário para produtores de conteúdo para mídias Católicas

3535_verNos dias 2 e 3 de maio, Signis Brasil em parceria comum grupo de impressos associados, realizará o I Seminário para produtores de conteúdo para mídias Católicas. O tema do seminário será Dinamismo da evangelização numa sociedade em mudança. 
Diante da necessidade de refletir sobre que tipo de comunicação estamos produzindo, neste contexto de mudanças e como manter os valores cristãos e a dimensão profética, um grupo de impressos, associados da Signis Brasil, propôs um seminário formativo.
A RCR conversou com a presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, que falou sobre o objetivo do seminário. “Este primeiro seminário nasceu de um grupo de jovens que trabalham em mídias sobre tudo imprensa, preocupados com as questões dos conteúdos hoje com as mudanças sociais e dos desafios da evangelização. Então sentiram a necessidade de parar para pensar e refletir sobre estas mudanças e os compromissos que também os veículos católicos, sejam eles, impressos, rádios, sites e TVs, enfim, de avaliar um pouco aquilo que estamos fazendo se  responde as necessidades”.
Continua Ir. Helena: “estamos numa sociedade em mudança – mudança de época, de civilização, de modos de viver e compreender a sociedade e também a religião. Há um dinamismo que passa pelo cotidiano e muda as referências. E quem é produtor de conteúdos em mídias católicas, sobretudo, precisa se dar conta da mudança, compreender o contexto contemporâneo e ter novas linguagens para poder continuar falar e ser compreendido pelos interlocutores. O dinamismo envolve muitos  desafios à evangelização”.
Para este primeiro seminário o programa foi pensado por produtores de conteúdo no desejo de compreender as mudanças e parar para pensar. Buscar olhares diferentes, da sociologia com a profª. Brenda Caranza que estuda o fenômeno religioso hoje, sobretudo no olhar pentecostal; da Teologia com o Dr. Frei Luís Calos Susin, um teólogo renomado, com muitas publicações nacionais e internacionais e a Dra.  Joana Puntel, jornalista, doutora e escritora, especialista em Comunicação e Igreja.
“Durante a exposição em cada painel uma pessoa só fala, porque queremos privilegiar o tempo do debate, da interlocução com os palestrantes”, explicou Ir. Helena.
Outro aspecto importantíssimo na programação será na tarde do dia 03, com trabalhos de grupos de afinidade para amarrar propostas de continuidade de acordo com cada área. A proposta de trabalhos em grupos é fazer um grande esforço para projetos conjuntos e incisivos na sociedade atual.
A Signis Brasil, durante a programação, quer homenagear veículos de comunicação católicos que celebram datas comemorativas. Têm alguns jornais e revistas que já são centenários, outros fazem 90, 80 anos – outros organismos 30. É a hora do reconhecimento e do estímulo, pois a evangelização e a catequese no Brasil, desde o final do século 19, caminhou graças ao empenho de grupos de religiosos e religiosas que se empenharam, iniciando com a Imprensa.
Para acessar o formulário  de inscrição clique na imagem
Auditorio Paulo Apóstolo 
Rua Dona Inácia Uchoa, 62  – Vila Mariana – São Paulo,SP   – CEP 04110-020
Informações – Tel: (11) 2578 4866
Fonte: Signis Brasil

Nenhum comentário: