terça-feira, 11 de março de 2014

Pascom de Petrópolis participa de assembleia das pastorais e traça metas

No último domingo, 09, 32 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam na Diocese de Petrópolis, participaram da Assembleia das Pastorais na paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé. Junto com os coordenadores dos quatro decanatos e membros da Pascom diocesana, discutiram os objetivos e a metodologia a ser aplicada nos próximos anos, acompanhando as diretrizes diocesanas.
Em conjunto, os agentes da Pascom concluíram que o objetivo geral da pastoral deve ser “anunciar o Evangelho, ir ao encontro do próximo, promover a comunhão dentro da Igreja, realizar uma comunicação interna e externa”.
Os coordenadores de agentes da Pascom reconhecem que há dificuldade na realização do trabalho, devido às grandes distâncias entre as paróquias e comunidades. Por isso, apontam que o importante é realizar o trabalho “dentro da realidade de cada Paróquia”, utilizando os meios disponíveis (internet, jornal, mural).
Para facilitar o trabalho dos agentes que já atuam e para aqueles que irão começar a ajudar na pastoral, a Pascom da Diocese de Petrópolis vai melhorar sua comunicação interna (entre as paróquias, decanatos e diocese), realizar visitas as paróquia, promover oficinas práticas.
Os membros da pastoral destacaram que é importante o crescimento espiritual. Por isso, a Pascom vai manter o seu retiro de silêncio anual e todos se comprometeram a estar atentos aos dias de oração pela pastoral durante o ano, são eles: 24 de janeiro (dia de São. Francisco de Sales), 29 de abril (dia de Santa Catarina de Sena), 1º de junho (Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais) e 29 de setembro (Dia de São Gabriel Arcanjo). Além disso, novamente será realizada a novena de São Grabriel, por meio do Facebook, entre os dias 21 e 29 de setembro.
Seguindo o objetivo inicial e principal, a Pascom permanece atenta à realidade diocesana para continuar transmitindo a palavra de Deus atendendo ao pedido do Papa Francisco, em sua Mensagem para 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “ir ao encontro do próximo”.
Fonte: Pascom Diocese de Petrópolis

Nenhum comentário: