segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aberto o Ano na Fé no Regional Leste 1

Os bispos e a comissão pastoral do Regional Leste 1 da CNBB estiveram reunidos em assembleia nos dias 26 e 27 de outubro, sexta e sábado, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O tema deste ano foi “Ano da Fé e Juventude”. Para refletir sobre o assunto, foram convidados também os coordenadores e assessores da Pastoral da Juventude. 

Entre os momentos centrais da assembleia, destaque para a missa de abertura do Ano da Fé, celebrada na manhã do dia 27,  que foi marcada pela presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, que concelebrou, e da comitiva do Vaticano, formada pelo responsável pelas viagens internacionais do Papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, por Paolo Corvini e por Stefania Izzo. Também participou da celebração eucarística, assessor de relações institucionais do governo do estado do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Pugiali.

O presidente da celebração, Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do Regional Leste 1, falou sobre os desafios que o Ano da Fé e a Nova Evangelização coloca sobre os trabalhos pastorais das dioceses do Regional Leste 1: “Vivemos num estado muito plural, com muita diversidade. Neste contexto, precisamos fazer com que cada católico viva intensamente a sua fé e busque a conversão, com um aprofundamento da fé, para saber em que se crê e como se crê. Nós, enquanto cristãos e católicos, somos chamados a ser grandes evangelizadores nessa sociedade, testemunhando uma fé madura”.

Dom Orani também destacou a importância de se utilizar os meios de comunicação para propagar a fé da Igreja. E foi a utilização dos meios de comunicação que marcou a celebração de abertura do Ano da Fé no estado do Rio. Pela primeira vez, uma rede de tvs, webtvs e rádios foi formada. A missa foi retransmitida pela Rede Vida, webtvs Redentor e Assunção, web rádios Anunciadora e Cristoatividade, e as rádios Catedral, Rosa Mística, Aliança, Por Amor, Ave Maria, Imperial, Sintonia do Vale e Sul Fluminense.

O vice-presidente do Regional Leste 1 e bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, apontou a comunhão entre as dioceses do Regional como um dos elementos importantes para o êxito da assembleia.
“O que me deixa muito feliz é perceber que todas as dioceses estão preocupadas e trabalhando no sentido de procurar um caminho comum, sem esquecer a peculiaridade de cada diocese, que varia de acordo com a sua história e de toda tradição religiosa contida nela. Todos estão sonhando com um futuro melhor na evangelização, particularmente, da juventude numa fé mais viva”, pontuou.

Ao final da celebração, o Núncio Apostólico expressou sua alegria em poder participar da celebração de abertura do Ano da Fé no estado do Rio, em comunhão com os bispos do Regional Leste 1 da CNBB.

“Foi uma feliz providência de Deus celebrarmos a abertura do Ano da Fé do Regional Leste 1 juntamente com a visita da comitiva do Vaticano, pois pude estar aqui partilhando e conhecendo os bispos do Regional. Esta ocasião do Ano da Fé é ótima para podermos refletir como pessoas e comunidade de fé a nossa vivência e a nossa caminhada. No meio do caminho, no meio deste tempo que estamos vivenciando, acontece a JMJ Rio2013 e estou certo que os jovens cariocas e brasileiros viverão com alegria e entusiasmo esta peregrinação com o Santo Padre, pois o jovem tem essa dinâmica de ser alegre. Fico feliz com esse momento de hoje e saibam que a Nunciatura Apostólica acompanha os passos da Igreja no Brasil com muito carinho e amor. Agradeço mais uma vez pela acolhida e que a Jornada Mundial da Juventude seja verdadeiramente um testemunho dessa fé que é sempre viva. Que Deus os abençoe e bom trabalho para os Bispos em suas dioceses”, afirmou o Núncio.

Fonte:
Andréia Gripp
Colaboração: Raphael Freire
Assessoria de Imprensa do Regional Leste 1 da CNBB

Nenhum comentário: