quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sínodo 2012: Igreja tem de estar presente na «arena digital»


Presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais convida bispos a apostarem nas novas tecnologias


arena digital
O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (Santa Sé) disse aos participantes no Sínodo dos Bispos, que decorre no Vaticano, que a Igreja Católica tem de valorizar as novas tecnologias para transmitir a sua mensagem.
“A arena digital não é um espaço ‘virtual’, menos importante do que o mundo ‘real’: se a Boa Nova não for proclamada também ‘digitalmente’, corremos o risco de abandonar muitas pessoas para as quais este é o mundo em que vivem”, referiu D. Claudio Maria Celli, citado pelo boletim oficial do Sínodo.
O responsável da Cúria Romana sublinhou que a nova evangelização, tema desta 13ª assembleia geral sinodal, tem de estar atenta à “novidade” do contexto cultural e dos métodos que devem ser utilizados.
“Os novos media estão a mudar radicalmente a cultura na qual vivemos e oferecem novos percursos para partilhar a mensagem do Evangelho”, acrescentou o arcebispo italiano.
O homem do Papa para as Comunicações Sociais frisou que as novas tecnologias “transformaram a própria comunicação”, criando uma “infraestrutura cultural”.
“Não podemos fazer o que fizemos sempre, mesmo que seja com as novas tecnologias”, advertiu.
D. Claudio Celli aludiu à presença da Igreja no espaço digital para declarar que o próximo desafio é “mudar o estilo de comunicação” para que se possa promover uma “presença eficaz”.
“No fórum digital o discurso é espontâneo, interativo e participativo; na Igreja, estamos habituados a usar os textos escritos como modo normal de comunicação”, precisou, antes de expressar dúvidas sobre a capacidade desse tipo de linguagem em falar aos jovens habituados à “convergência de palavra, som e imagens”.
Este responsável considera que a Igreja tem de “envolver os outros” para partilhar a sua mensagem e levá-los a partilhá-la com os seus “amigos e seguidores”.
“Temos necessidade de valorizar as ‘vozes’ de muitos católicos presentes nos blogues, para que possam evangelizar, apresentar o ensinamento da Igreja e responder às perguntas dos outros”, concluiu.
A 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, um organismo consultivo convocado pelo Papa, tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e decorre dos dias 7 a 28 deste mês, reunindo mais de 260 participantes – o maior número na história da instituição criada por Paulo VI, em 1965.
Fonte: Agência Ecclesia
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: