quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aparecida: Diretório de Comunicação polariza trabalho dos Bispos nos trabalhos desta quinta-feira

RealAudioMP3 Os trabalhos neste segundo dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, teve início com a Celebração Eucarística na Basílica Nacional presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelos novos bispos.

Nesta quinta-feira os bispos reunidos no plenário do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida discutem assuntos importantes: a situação das paróquias católicas em todo o Brasil, a tradução do Missal Romano e o Diretório de Comunicação. Os bispos consideram que o primeiro assunto, tema central da Assembleia, tem por objetivo oferecer respostas aos novos tempos e seus desafios como a virtualidade, o urbanismo cada vez maior, as migrações e a realidade de se rediscutir as relações. “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” pode contribuir, portanto, para a superação da compreensão da paróquia como estrutura fixa, imutável para se chegar ao entendimento da paróquia como uma realidade dinâmica, uma rede de comunidades.

O segundo assunto do dia a apresentação, por parte da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos, de uma nova tradução para o Missal Romano. Cada trecho do Missal traduzido já foi analisado pelos membros da Comissão e mandado para os bispos de todo o Brasil, para que fizessem emendas. Após a aprovação das emendas, o texto foi traduzido e agora deve ser aprovado na Assembleia em Aparecida. Depois de aprovado será enviado a Roma para que seja reconhecido pela Santa Sé.

Já o terceiro tema desta quinta-feira será o Diretório de Comunicação. Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, que também participou do processo de elaboração do Diretório, fez a seguinte consideração sobre o Documento: “a comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia.

Sobre o Diretório nós conversamos com o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta e com Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas, TO. (Silvonei José)

O estudo e a reflexão dos mais de 360 bispos até o dia 19 próximo se estenderão sobre diversos temas de interesse eclesial, mas se concentrarão principalmente em torno do tema central: “Comunidade de comunidades. A nova paróquia.

O Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis falando à Rádio Vaticano destacou que as paróquias são chamadas a ser comunidades de comunidades, como as denomina o Documento de Aparecida, e são chamadas a uma conversão pastoral, que destaque ainda mais seu dinamismo missionário e seu espírito de acolhimento. O Cardeal afirmou ainda que a atenção da Conferência volta para essa mais que milenar instituição, na qual se desenvolve o dia a dia da vida da quase totalidade dos católicos. 

Entre os temas prioritários que os bispos refletirão nos próximos dias estão a questão da Reforma Agrária e o projeto do Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil. O projeto é fruto de reflexão e de diálogo de leigos, diáconos, presbíteros e bispos. Também a questão agrária no Brasil ocupará uma vez mais a atenção de nossa Conferência. Historicamente, este é um tema ao qual se tocou repetidas vezes.

Os trabalhos de hoje se concentrarão na parte da manhã sobre o tema central, e na parte da tarde o Diretório de Comunicação.

Uma das novidades este ano é que os bispos estão hospedados em um único local, o hotel do Santuário Nacional para proporcionar uma melhor convivência entre os participantes.

Sobre o tema central e as atividades da Assembleia nós conversamos com o Secretário Geral da CNBB Dom Leonardo Steiner. (Silvonei José)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: