segunda-feira, 29 de abril de 2013

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Encontro de Comunicadores


O Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro está promovendo um Encontro de Comunicadores com o intuito de oferecer à imprensa carioca uma ocasião de diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Emérito, Bento XVI, para o 47ª Dia Mundial das Comunicações, celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor.

O evento ocorrerá no dia 11 de maio, das 9h às 13h, e será voltado para profissionais de comunicação do Rio de Janeiro e membros da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Serão aprofundados conhecimentos sobre "Redes Sociais", ressaltando que um dos principais desafios para a evangelização em nossos dias surge no ambiente digital. O objetivo do encontro é mostrar que não se deve apenas evangelizar utilizando a internet como ferramenta, mas ter consciência de que a vida do homem de hoje também se exprime no mundo digital.
De acordo com Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, pretende-se com o evento promover o diálogo. "Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade."
O Arcebispo ressalta também que o desafio proposto por Bento XVI na mensagem para este ano é bem atual, pois em nossos dias os meios de comunicação social adquiriram uma importância e centralidade muito grandes em nossa sociedade.
"A Igreja tem acompanhado, com uma boa proximidade, o desenvolvimento da mídia em nosso tempo, e com belos e importantes documentos. Agradecemos a Deus pelo decreto 'Inter Mirifica' do Concílio Vaticano II, que neste ano completa 50 anos de sua promulgação. Sabemos que depois desse documento conciliar bastante sucinto, desencadeou-se um belo e importante trabalho da Igreja com relação aos Meios de Comunicação Social. (...) Para a Igreja, que neste Ano da Fé esforça-se no objetivo de enfatizar a importância da Fé como dom sobrenatural, por meio do qual nos comunicamos de maneira interpessoal com Deus, é imprescindível uma justa reflexão acerca de dois pontos fundamentais, por meio dos quais a vivência da Fé é destacada em nossa sociedade: a juventude e os meios de comunicação. Daí vem o tema escolhido por nosso Papa Emérito, que vê nas redes sociais uma oportunidade de ser portal da fé, da verdade e espaço de evangelização", declarou.
O encontro acontecerá no Edifício João Paulo II, localizado na Rua Benjamin Constant, 23 - Glória.
Fonte: Signis  Brasil

Nenhum comentário: