segunda-feira, 23 de setembro de 2013

3º Muticom da Diocese de Petrópolis reúne 70 agentes pastorais

“Comunicando a fé por meio da beleza da imagem”, este foi o tema abordado no 3º Mutirão de Comunicação (Muticom) da Diocese de Petrópolis. O evento acontece neste domingo, 22, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, reunindo cerca de 70 pessoas de toda a Diocese e também das Arquidioceses de Niterói e do Rio de Janeiro. 
O encontro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, que presidiu a Santa Missa e apresentou a primeira palestra, sobre o tema “Comunicando a fé por meio da beleza”. Dom Gregório falou aos participantes sobre a missão da Pastoral da Comunicação (Pascom) de anunciar Cristo, sendo um sinal da beleza do Senhor. Ele incentivou os agentes pastorais a darem continuidade ao trabalho que realizam e a buscarem mais pessoas para colaborarem com essa obra.
De acordo com o assessor diocesano da Pascom, Diácono Marco Carvalho, com esse tema, Dom Gregório mostrou como é preciso se envolver cada vez mais com a beleza de Deus para comunicar Sua Palavra. “O belo atrai o homem. E comunicar a Igreja, a fé, através do belo significa aprofundar naquilo que queremos passar. E nossa mensagem quem é? É Cristo. Então, temos que nos aprofundar em Cristo, para transmiti-lo. Ele é o belo que temos na nossa Igreja”, assinalou.
Após a mensagem do bispo, muitos agentes pastorais se sentiram impulsionados para o trabalho em suas paróquias. “Achei o Muticom uma iniciativa ótima, porque, nós, como Pascom, temos que ter um caminho a seguir. E, hoje, tivemos a palavra do nosso pastor sobre como anunciar o belo, que é Jesus. Para mim, foi muito válido. E que venham vários outros”, expressou Isabel Cicchelli, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Magé.
Na parte da tarde, aconteceu uma oficina de fotografia, ministrada pelos fotógrafos Tamara Argon e Alexandre Faustino, que foi introduzida por uma palestra do coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão. Ele falou sobre “Comunicação e imagem”.
“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn1,26). Partindo dessa afirmação, Padre Brandão lembrou que Deus quis colocar sua imagem na Terra e, para isso, criou o homem. “Todos os dias, com nossas, câmeras, matérias, o que queremos é dar uma continuidade a isso”, afirmou.
Além de um encontro de formação, o 3º Muticom foi uma oportunidade para trocas de experiências e contatos, promovendo maior comunhão entre os agentes pastorais, tanto da Diocese de Petrópolis quando dos visitantes de outros lugares. “Vou levar daqui muita experiência boa no que diz respeito à imagem. Ouvi e vi muita coisa que não tinha conhecimento sobre a utilização da imagem para a evangelização. E também vou levar os contatos para continuar fazendo essa troca de experiência”, disse Marco Wilson, da Paróquia Senhor do Bonfim, do Rio de Janeiro.
João Victor Caldas, da Paróquia Imaculada Conceição, de Raiz da Serra, chegou ao encontro com grande expectativa de aprendizado e saiu animado para atuar em comunhão com a Pascom diocesana. “Espero trabalhar em sincronia com a Diocese para fazer os trabalhos melhores e continuar ajudando na obra de Deus”, declarou.

Nenhum comentário: