sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pascom de Petrópolis faz novena de São Gabriel via Facebook

No próximo dia 29 de setembro, a Igreja celebra a Festa dos Arcanjos. Preparando-se para esta data, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis realiza, a partir de sábado, 21, a novena de São Gabriel, padroeiro dos meios de comunicação. A iniciativa tem o objetivo de unir os agentes em oração pelas atividades da pastoral e de toda a Diocese. A novena será realizada através do Facebook da Pascom.
De acordo com o assessor diocesano da Pascom, diácono Marco Carvalho, fazer uso das redes sociais para promover esses momentos de oração é um facilitador para situações em que as pessoas se encontram fisicamente distantes. “As novas tecnologias são com certeza um facilitador para a prática de momentos de oração, individual ou em grupo. A velocidade com o avanço das redes sem fio, como Ipads, Iphones, smartphones, tornou esse meio ainda mais eficaz, pois o acesso é imediato”, observa.
Mas, ele ressalta que as tecnologias não podem substituir o contato pessoal. “Um ponto que requer uma atenção especial é a necessidade que temos de estar juntos, reunidos, onde a comunidade reza unida. O contato com as pessoas em um local próprio, o falar, o rezar juntos é uma prática da tradição da Igreja e que não pode ser substituída”.
Anunciadores como São Gabriel
Como padroeiro dos meios de comunicação, São Gabriel deixa aos agentes da Pascom um exemplo de mensageiro do Senhor. Para o diácono Marco Carvalho, o Arcanjo ensina a todos aqueles que atuam na pastoral a serem comunicadores da Palavra de Deus, que clamam pelo dom da sabedoria para poder “compreender bem e divulgar a Boa Nova”. Ele assinala que os agentes pastorais devem, antes de tudo, ouvir a voz de Deus, ou seja, ter uma vida de oração.
A novena é uma forma de estimular essa prática de espiritualidade. “Fazer uma novena significa em primeiro lugar uma maneira de exercitar a nossa fé, organizando o nosso dia, separando um tempo para esta oração”, explica o assessor da Pascom. Ele também aponta como objetivos da novena: ajudar a rezar e ter um contato com Deus e pedir por uma causa.
Para os agentes da Pastoral da Comunicação, que enfrentam a distância territorial entre si, realizar esses momentos de oração juntos é uma forma de incentivar a comunhão. “Em primeiro lugar, é estar em contato com Cristo: “…onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles (Mt 18,20)”. Estando unidos com Cristo, nós, agentes da Pascom, podemos viver e celebrar a unidade da Igreja, tendo em vista que no dia a dia da atuação da Pascom esses momentos de unidades se tornam difíceis devido a distância entre os agentes”, declara o diácono.

Nenhum comentário: