quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tuítes de Francisco vistos por 60 milhões

“Mais de 9 milhões e 300 mil seguidores e, graças aos retweets, pelo menos 60 milhões de pessoas alcançadas em smartphones e tablets pelos tweets do Santo Padre, sem falar nos 260 mil navegadores que nas várias línguas visitam as nossas páginas do portal www.news.va através do Facebook”. 

São as cifras recordes da presença do Papa Francisco nas redes sociais nos primeiros seis meses de Pontificado, um sucesso midiático que “poucos outros líderes a nível mundial podem atingir”, segundo afirmou o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli. "Isto é evangelização, é proximidade, é partilha: isto que a Igreja quer ser", observou.

O prelado falou ao L’Osservatore Romano sobre o tema, às vésperas da Plenária do Dicastério que terá início em 19 de setembro e se concluirá no dia 21 com a Audiência com o Santo Padre.

"A partir de um estudo dos conteúdos, verificamos que as mensagens de maior sucesso são aquelas que apresentam o anúncio evangélico. O demonstram - acrescenta - também os comentários e interações com os visitantes do portal News.va, onde as páginas mais procuradas são aquelas que apresentam temas de espiritualidade, como por exemplo, aqueles pertinentes aos textos do Papa e dos Padres da Igreja. Neste sentido, eu diria que existe uma dimensão missionária no serviço que desenvolvemos, reconheceu Dom Celli. Neste setor, a nossa vocação de anúncio e as perspectivas da nossa comunicação se abrem ao mundo inteiro, com grande desejo de um diálogo respeitoso com todos, através uma mensagem válida e usando uma linguagem facilmente compreensível".

“Decidimos então analisar a ligação entre ‘a Rede e a Igreja’ – explicou Dom Celli – a propósito dos trabalhos da assembléia. Para compreender os motivos desta escolha é necessário dar um pequeno passo atrás, a Bento XVI, que na sua última mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais falou amplamente da rede num sentido positivo e desejando uma presença profundamente evangelizadora da Igreja na WEB”.

"A decisão de Bento XVI de usar o Twitter - acrescentou - foi profética, pois nos permite chegar a todos os cantos do mundo. A isto acrescenta-se a capacidade do Papa Francisco de comunicar através breves mensagens, que tornam-se pílulas de sabedoria, de luz, de verdade, pílulas de espiritualidade".

Fonte: Rádio Vaticana

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