segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Muticom de Petrópolis terá oficina de fotografia

Com o tema “Comunicando a fé por meio da beleza da imagem”, o 3º Muticom da Diocese de Petrópolis vai oferecer aos participantes uma oficina de fotografia durante toda a tarde do dia 22 de setembro. Os fotógrafos Tamara Argon e Alexandre Faustino vão ministrar esse curso. Os dois colaboram com a Pastoral da Comunicação. Além disso, partilham do mesmo amor pela arte de fotografar.

“A fotografia, para mim, tem um encanto em particular. Ela paralisa os momentos para que eles possam ser vividos sempre que retornamos à imagem. E, paralisar um momento vivido dentro da Igreja, no contato com Deus, é uma forma de renovar a minha fé, esse é o mistério”, declara Tamara.

“Eu vejo a fotografia como o meio único de gravar o momento exato da ação de Deus na vida das pessoas, aquele ponto da história que as pessoas necessitam para lembrar o quanto a vida é bela e que lindos momentos Deus a proporcionou”, afirma Alexandre.

O dom para fotografia desses profissionais é colocado a serviço da Igreja por meio da Pascom. Alexandre atua no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino e colabora em alguns eventos diocesanos. “Religião Católica e fotografia, Deus age e nós registramos. Tem ato mais importante que este para um fotógrafo? Depois, poder mostrar para aqueles que não puderam estar na hora da ação de Deus como ser Católico é importante, viver uma Igreja sincera, feliz”, expressa o profissional.

Tamara fotografa os grandes eventos da Diocese e também ajuda na edição das imagens para a página no Flickr. Para ela, essa atividade é uma forma de compartilhar com as demais pessoas a sua fé. “É uma satisfação muito grande poder mostrar através dos meus registros, uma fé que prego, uma realidade que vivo, e deixar a comunidade interpretar aquilo que registrei. Cada um tem uma visão diferenciada, dando à minha imagem outra interpretação da que foi registrada”, assinala.

Para eles, estar no próximo Muticom também será uma forma de dividir com os outros seus conhecimentos sobre fotografia e essa visão da imagem como forma de comunicar a beleza da fé. “Espero que seja um encontro de grande crescimento e troca de experiência, pois assim, a nossa Diocese sairá ganhando”, diz Tamara. “Espero que o Muticom Diocesano possa com minhas fotos divulgar para todos que Deus existe e esta no meio de nós. E acho que esta experiência vai ser de grande valor, tanto para nós quanto para Igreja. E que também possamos juntos dar início a um lindo trabalho e mostrar para outros profissionais como eles são importantes para a Igreja”, diz Alexandre.

O 3º Muticom será no dia 22 de setembro, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, entre 9h e 18h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: pascom@diocesepetropolis.org.br.

Nenhum comentário: