quarta-feira, 30 de outubro de 2013

8º Muticom debate Comunicação Comunitária

A professora Dra. Raquel Paiva foi a assessora do seminário que deu início às atividades do terceiro dia da oitava edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom, nesta terça feira, 29. Participaram da mesa como debatedores o coordenador acadêmico do evento professor Dr. Juciano Lacerda, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e padre Manoel Filho, coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador (BA). Como mediador, compôs a mesa o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa. O tema discutido foi “Comunicação comunitária e construção da cidadania” .

A professora Raquel Paiva abordou questões relativas à comunidade e comunicação comunitária e questionou os presentes por que se fala muito hoje em comunidade e qual a relação entre esta, a comunicação e a sociedade: “A comunicação comunitária é horizontal. Ela é horizontal na sua gestão, nos assuntos, nos seus temas, na maneira como serão tratados, na preparação das pautas, na realização das matérias, entrevistas, na produção... ela é gestada, gerenciada por um coletivo. Ela é necessariamente a voz daquela coletividade”.

O 8ºMuticom teve início no último domingo, 27, e acontece até a próxima sexta feira, 01, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, e tem como tema "Comunicação e participação cidadã: meios e processos". Constam na programação do evento, além das conferências e seminários, grupos de trabalho e momentos para troca de experiências entre os comunicadores. Aproximadamente 70 relatos de pesquisa serão apresentados durante os dias de Mutirão.

Fonte: Signis Brasil

Nenhum comentário: