terça-feira, 29 de outubro de 2013

Muticom reúne comunicadores de todo o Brasil

O segundo dia do 8º Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação, teve início nesta segunda feira, 28, com a celebração da Santa Missa no Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN.
Centenas de pessoas participaram da celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que destacou a importância dos meios de comunicação católicos responderem à ordem de Jesus de proclamar o Evangelho.
O arcebispo disse ainda que a comunicação deve ser realizada com competência, dedicação e responsabilidade. Concelebraram a Santa Missa juntos com Dom Jaime Viera Rocha; Dom Dimas Lara Barbosa, MS; Dom Delson Pedreira da Cruz, PB; Dom José Moreira, SP; Dom Plinio José, PI; Dom Wladimir Lopes Dias, ES,
O mutirão reúne comunicadores de todo o país, para debaterem o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. As atividades acontecem até o dia 01 de novembro e reúnem cerca de 800 pessoas de diversos lugares do Brasil. Na programação, além das celebrações, terá seminários, apresentações culturais e a feira da comunicação.
Para o Everto Lucas, da diocese do Ceará, que trabalha na Web TV Diferente, é a primeira vez que participa do Muticom. Segundo ele, “é uma grande expectativa de levar muita experiência para os colegas de trabalho que não puderam participar do evento”. Everton afirma querer “voltar mais carregado de experiências para trabalhar com mais vigor na evangelização para os jovens”.
Os cerca 800 participantes do evento representam as regiões do Brasil: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Rio Grande do Norte.
Durante a programação na manhã de segunda-feira, 28, realizou-se a conferência com o professor Dr. Muniz Sodré (UFRJ), que proferiu o tema do 8º Mutirão de Comunicação. Professor Sodré afirma que historicamente a comunicação esta liga ao cristianismo. “Este evento não é um evento de pregação e de conversão é um evento de estudo de congregação. Então pra mim, que sou acadêmico, sou escritor, isso dá um diferencial para reunir gente de todos os estados para discutir essa nova forma que aglutina e estrutura que são as redes de comunicação, que é a comunicação social”.
A estudante de jornalismo, Dina, veio para o Mutirão de Comunicação com a perspectiva de compreender estes novos desafios da nova evangelização, de poder vivenciar o máximo o evento de comunicação e levar novidades para a Arquidiocese de Fortaleza.
Na parte da tarde aconteceram os grupos de trabalhos, GTs, que são novidade nesta edição, e possibilitaram a apresentação de experiências no campo da comunicação. Os GTs foram: Impressos; Comunicação e Educação; Redes Sociais e Juventude; Comunicação e Educação; Televisão e Cidadania; Redes de Comunicação; Comunicação e Catequese; Pascom; Assessoria de Comunicação; Rádios Educativas, Comunitárias e Comerciais; Formação de Comunicadores; Web-Rádio e Web-TV e Comunicação para Crianças.
Fonte: Signis Brasil

Nenhum comentário: