quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Professor Dr. Manuel Carlos Chaparro assessora último seminário do 8º Muticom

Os participantes do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, Muticom, participaram na manhã desta quinta feira, 31/10 do último Seminário do evento com o tema “Conteúdo e Mensagens MCS: olhares críticos e questões contemporâneas”. Compuseram a mesa como assessores os professores Dr. Manuel Carlos Chaparro, da Universidade de São Paulo (USP) e o Dr. Laurindo Lalo Leal Filho, também da USP, e como debatedores o Prof. Dr. Miguel Pereira da PUC Rio e Prof. Dr. Arnon Andrade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em sua abordagem, o Professor Manuel Chaparro Afirmou que o mundo não se adapta ao jornalismo velho e que o mundo cataliza o progresso tecnológico e o avanço cultural. “O jornalismo não tem autonomia. O jornalismo é uma linguagem de relatos e comentários do que acontece, do que os outros fazem, do que os outros dizem. Os conflitos não são realizados pelo jornalismo, os conflitos são realizados pelos sujeitos sociais. Então é o jornalismo que tem que se adaptar, e não o contrário”, disse.

Em todos os seminários, após a fala dos componentes da mesa, foi aberto um espaço para os participantes exporem suas ideias e apresentarem suas perguntas aos dirigentes do seminário.

Cerca de 800 pessoas participam da oitava edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação que acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Natal e tem como tema “Comunicação e participação cidadã: Meios e processos”.

Na parte da tarde os participantes seguem para os grupos de trabalhos, GT’s e no final da tarde haverá a solenidade de encerramento e em seguida show com a cantora Elba Ramalho.

Fonte: Signis Brasil

Nenhum comentário: