segunda-feira, 3 de setembro de 2012

4º SECOM: por uma comunicação em rede e integrada


No último domingo, 2 de setembro, o Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), promoveu no Auditório do Edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro, o 4º Seminário de Comunicação (SECOM-Rio) do estado do Rio de Janeiro. Além de agentes da Pastoral da Comunicação, o Seminário contou também com a participação de membros das diversas pastorais.
Com o tema “Comunicação e Igreja: comunicando pela rede e em rede”, que define o processo de formação pelo qual passa o Regional, o evento visou à unidade entre as equipes e agentes de Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1 e a formação de uma rede de comunicação eficiente, para que as ações da Igreja possam ser melhor comunicadas aos fiéis e à sociedade.
O encontro, que reuniu mais de 160 agentes de 10 dioceses do Rio de Janeiro, teve como palestrantes o Técnico em Informação, Alexandre Rangel, que durante a manhã falou sobre as diferenças de “Comunicar em rede e Comunicar pela Rede”, e do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clóvis Melo, que falou um pouco mais sobre a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA).
De acordo com a coordenadora da Pascom do Regional Leste 1, Andréia Gripp, a proposta desta vez foi trabalhar a formação de redes de comunicação, tendo em vista a formação e a estruturação da pastoral nas dioceses como um passo que já foi organizado pelo Regional.
“Até o momento tínhamos como preocupação a formação e estruturação da Pastoral da Comunicação nas 10 dioceses do Regional Leste 1. Atingido esse objetivo, vimos a necessidade de articularmos o trabalho das dioceses e trabalharmos numa grande rede de informação e comunicação, respondermos aos desafios hoje lançados pela sociedade midiática à ação evangelizadora”, disse Andréia.
A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: ela é o suporte para as outras pastorais. Segundo Andréia Gripp, na última reunião realizada com as Comissões Pastorais do Regional, foi lançada a proposta de que o 4º SECOM-Rio não ficasse restrito só aos agentes da Pascom, confirmando assim a motivação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que incentivou todas as pastorais a que enviassem seus representantes para a criação de um trabalho comum em rede, através de uma transversalidade que atinja todas as pastorais.
Além de agentes da Pastoral da Comunicação, o Seminário contou também com a participação de alguns membros da equipe de Comunicação da Pastoral da Juventude (COMPJ).
“Cremos que o trabalho em conjunto entre os agentes da Pascom e da Pastoral da Juventude só vem a reforçar a máxima da união entre as diversas pastorais no trabalho de evangelização. Se podemos beber desta fonte de conhecimento que a Pastoral da Comunicação nos traz, porque não fazê-lo? A Pastoral da Juventude busca, através da participação no SECOM-Rio, aprimorar conhecimentos e profissionalizar a atuação de seus membros envolvidos na COMPJ, que é a equipe de serviço voltado para a comunicação da pastoral”, afirmou a Coordenadora da COMPJ, Anna Bayer.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: