terça-feira, 18 de setembro de 2012

Agentes da Pastoral da Comunicação discutem a rede de comunicação diocesana

mesa redonda2
No final de semana, a Pastoral da Comunicação (Pascom) realizou o seu 2° Mutirão de Comunicação, na casa de retiro Cefas, em Petrópolis, reunindo cerca de 50 pessoas nos dias 15 e 16 de setembro. O tema central do encontro foi a Rede de Comunicação Diocesana.
No primeiro dia foi discutido O funcionamento da agenda comunicativa, com a jornalista e assessora da Pascom, Natalia Zimbrão, que apresentou o tema citando como exemplo a Jornada Mundial da Juventude. No segundo dia aconteceu uma mesa redonda, com o tema A comunicação em Rede, com participação da jornalista e coordenadora da Pascom no Regional Leste 1, Andrea Gripp e do diretor comercial da InterTV, Fábio Santiago, que falaram sobre como trabalhar em rede a comunicação diocesana e trabalhar em rede, mantendo a qualidade da comunicação.
O Administrador Diocesano, Monsenhor Paulo Daher, fez a abertura do Muticom, na manhã de sábado, ressaltando a importância do trabalho dos agentes da Pascom nas paróquias. “Em cada paróquia que vou sempre vejo alguém fazendo uma foto, sempre vejo alguém da Pascom e isto é importante”. Monsenhor Paulo Daher agradeceu o empenho de todos em promover a comunicação na Diocese e incentivou os agentes da Pascom a continuarem, lembrando o árduo trabalho na divulgação e cobertura de eventos como Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Durante o encontro aconteceram também quatro oficinas: rádio, com o radialista da Rádio Imperial de Petrópolis, Jorge Luis; montagem de jornal com o assessor de comunicação da Diocese, Rogério Tosta; elaboração de texto, com Natalia Zimbrão; e fotografia com a fotógrafa, Tâmara Argon, profissional que assessora a equipe diocesana.
O encontro terminou no domingo à tarde, com o Coordenador Diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão, ressaltando alguns eventos importantes que devem ter atenção da Pastoral da Comunicação, como Assembleia Diocesano do Plano Pastoral de Conjunto, os eventos relacionados à JMJ Rio 2013, principalmente da Semana Missionária, os congressos e encontros diocesanos das pastorais, movimentos e grupos que acontecem neste final de ano.
Ele chamou atenção para o calendário de 2013 da Pascom, frisando que “há eventos que são fundamentais e mostram o compromisso de cada um com esta pastoral”, citando o Muticom e o Retiro de Silêncio.
Padre Alexandre Brandão explicou que, o retiro é importante “pois quem comunica precisa ter uma intimidade com a Palavra de Deus e para isso precisamos parar e ouvir”.
O coordenador diocesano frisou que a Pascom estará presente na Assembleia Diocesana, que acontece em novembro, participando com dois membros e também trabalhando, fazendo toda cobertura. “Ano passado fizemos apenas a cobertura, mas este ano teremos dois representantes participando de toda assembléia como delegados da Pascom”.
Fonte: Diocese de Petrópolis
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: