quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pascom de Petrópolis realiza novena de São Gabriel


A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis iniciou nesta quinta-feira, 20, a novena de São Gabriel, o padroeiro dos meios de comunicação, que será comemorado no próximo dia 29 de setembro, na festa dos Arcanjos. “São nove dias de oração pedindo as graças necessárias para continuar esse trabalho de comunicação e comunhão na nossa diocese”, explica o coordenador diocesano da pastoral, padre Alexandre Brandão.
Segundo pe. Brandão, a novena vem somar-se à espiritualidade da Pascom. “Algo muito importante, não só para a Pascom, mas para todo cristão é recorrer a ajuda espiritual e os anjos são essas criaturas espirituais que colaboraram e continuam colaborando no plano da salvação”, explica. “A missão da Pascom é comunicar o desejo de Deus de continuar falando aos homens do nosso tempo e para isso os seus agentes também devem estar em comunhão com Deus”, afirma.
Ao olhar para São Gabriel durante esses nove dias, os agentes da Pascom podem encontrar um modelo a seguir na sua missão de evangelizar. “Entre os anjos de Deus, São Gabriel foi o responsável pela comunicação do plano de salvação a algumas pessoas, entre elas, Nossa Senhora, como podemos observar na anunciação no capítulo primeiro do Evangelho de São Lucas”, destaca o coordenador.
A proposta da novena foi apresentada aos agentes da Pascom durante o Mutirão de Comunicação (Muticom), que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, quando se discutiu a Rede de Comunicação Diocesana.
Trazendo à prática o que foi debatido durante o evento, a primeira atuação em rede da Pascom começa com a novena, buscando unir todos em torno do mesmo propósito. Para isso, cada dia será compartilhado pelo perfil da pastoral no Facebook, uma maneira de outras pessoas terem acesso a esse momento de oração. “A rede hoje é esse grande meio onde as pessoas se encontram para partilharem tantas coisas. Por que não falar de Deus e aproveitar esses meios que Ele nos dá para uma profunda comunhão com Ele e com os irmãos?”, conclui pe. Alexandre Brandão.
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: