quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bento XVI já tem mais de meio milhão de seguidores no Twitter


Faltando uma semana ao momento de enviar seu primeiro ‘tweet’, Bento XVI conta já com mais de 500 mil seguidores no Twitter em oito línguas, e a notícia é uma das mais comentadas nesta rede social na América Latina.

Um de seus seguidores é o Presidente israelense, Shimon Peres, 89 anos, que deu as boas-vindas ao Pontífice: “Sua santidade, bem-vindo ao Twitter. Nossas relações com o Vaticano estão em seu auge e podem formar uma base para mais paz em todos os lugares”.

Bento XVI vai começar a ‘twittar’ sobre temas mais espirituais em 12 de dezembro, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, durante a audiência geral, na Sala Paulo VI. Os fiéis de língua portuguesa podem contatar o Pontífice diretamente na conta @pontifex_pt, mas o Papa, naturalmente, não vai seguir ninguém além de si mesmo – como informado na coletiva de apresentação da conta ‘papal’.

Inicialmente, os ‘tweets’ terão como conteúdo de sua audiência geral semanal, bênçãos dominicais e suas principais homilias, mas também incluirão reflexões sobre acontecimentos mundiais importantes, como desastres naturais. Como frisou o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, na coletiva, dia 3, apesar de conter um máximo de 140 caracteres, as mini-mensagens do Papa serão “pérolas de sabedoria”, “centelhas de verdade”.

O primeiro ‘tweet’ do Papa será enviado por ele mesmo, mas no futuro, a maioria deles será escrita por assessores, e Bento XVI vai aprovar antes do envio, feito sempre de um único computador da Secretaria de Estado do Vaticano. Todas as precauções foram tomadas para garantir que a conta certificada do Papa não seja invadida.

A página foi montada em amarelo e branco, cores do Vaticano, tendo como fundo uma foto de Bento XVI sobre uma imagem da Praça de São Pedro lotada de peregrinos. O aspecto pode variar durante diferentes tempos litúrgicos do ano e quando o Papa estiver em viagens.

Dos 544 mil ‘tweets’ já recebidos, mais de 381 mil são da conta em inglês, enquanto a conta em espanhol @pontifex_es supera os 108 mil seguidores. A conta em português @pontifex_pt tem mais de 17.600 mil seguidores.

Os primeiros ‘tweets’ papais serão respostas às perguntas enviadas com a tag #askpontifex. Os ‘tweets’ podem ser enviados em espanhol, inglês, italiano, alemão, polonês, árabe, francês e português. Outros idiomas serão adicionados no futuro.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: