quarta-feira, 14 de agosto de 2013

14º Muticom confirma apoio a PJ e ao setor juventude na área de comunicação


Apoiar e oferecer formação na área de comunicação para a Pastoral da Juventude e Setor Juventude da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, foram iniciativas confirmadas como prioridade no 14º Mutirão Diocesano de Comunicação (MUTICOM), realizado nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro Pastoral de Arrozal, com a participação de 55 pessoas, promovido pela Pastoral da Comunicação Diocesana (PASCOM).

A integrante da coordenação diocesana da PJ Rosemere da Silva abriu o MUTICOM apresentando o tema Central “Comunicação e Juventude”, analisando o problema do consumismo desenfreado incentivado pelos meios de comunicação, ressaltando o jovem como principal alvo das empresas jornalísticas e publicitárias.

“O jovem não é notícia na mídia, é tratado como objeto de consumo e a sociedade não aceita a juventude como cidadã que luta por seus direitos”, disse Rosemere, completando sua explanação diferenciando os tipos de juventudes com suas características específicas sociais de autoafirmação.

A irmã da Congregação Missionárias da Pastoral Diocesana (mpd) Kamila explicou o que é Setor de Juventude destacando as várias experiências de organização de juventudes com seus carismas.
“A Igreja é uma verdadeira mãe que acolhe a todos e tem espaço pra todo mundo. Temos em nossa diocese variados grupos como: focolares, grupos de oração de jovens, movimento jovem vicentino entre outros que estamos apoiando e contamos com a PASCOM em uma pesquisa sobre o perfil dos jovens que realizaremos em breve”, afirmou a irmã.

Em cinco sub-grupos, os participantes discutiram e levantaram propostas para ampliar o alcance da PASCOM em relação a interação com a juventude. Elas serão sintetizadas pela equipe diocesana e avaliadas as com capacidade prática de serem efetivadas.
O segundo momento do MUTICOM, contou com assessoria de Vanilda Cerqueira, que apresentou o método Leitura Crítica da Comunicação, exibindo vídeo para reflexão e comentários em grupos e síntese das mensagens subliminares percebidas pelos participantes por faixas etárias e classes civis.

O último sub-tema foi o Projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM), em pleno funcionamento no terceiro ano na diocese, apresentado por Vagner Mattos, que aplicou noções de jornalismo e produção de pauta jornalística.

Fonte: CNBB Leste1

Nenhum comentário: