quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Visita do papa Francisco ao Brasil aumenta audiência de veículos católicos

A eleição de um papa sul-americano e sua passagem pelo Brasil no fim de julho deste ano renderam oportunidades de crescimento para veículos de comunicação bem específicos: as mídias católicas.

TV

“Tivemos uma audiência nunca vista até então durante a semana em que o papa Francisco esteve no Brasil, principalmente durante a missa em Aparecida”, conta o padre Josafá Moraes, diretor da TV Aparecida. “O percentual medido pelo Ibope subiu entre 100% e 150%.”
Mesmo para daqui em diante, com a volta do papa o Vaticano, o padre diz que, com tranquilidade, especula-se um aumento duradouro entre 3% a 5% na audiência da emissora. “A TV Aparecida registra que um percentual dos que nos conhecem e têm a experiência da marca voltam e passam a nos consumir”, explica Josafá.

O impacto online também foi percebido, já que a hashtag #seguindoopapa, projeto criado pela emissora, chegou a ser a terceira mais citada nas redes sociais, segundo ele.

Já o diretor artístico da TV Canção Nova, Gilberto Maia, conta que o grupo vai manter atualizada a página especial sobre o novo papa, incluindo com o apoio de uma produtora de oito pessoas dedicadas a trazer todas as notícias da Santa Sé.
Ele lembra que, com o nome de #tamujunto, mais de 300 colaboradores enviados ao Rio de Janeiro, entre funcionários e missionários, a cobertura jornalística da visita do papa Francisco ao Brasil foi a maior já realizada pelo Sistema Canção Nova de Comunicação (TV, rádio, portal e webTV).

Rádios

A Rede Católica de Rádio, apoiada pela Signis Brasil e Rádio Catedral, formaram um sistema de comunicação de transmissão, ao vivo, da programação exclusiva da Jornada Mundial da Juventude para o Brasil durante os dias 16 a 20, Semana Missionária; de 23 a 28 de julho a Jornada Mundial da Juventude.

Foram mais de 1.000 emissoras brasileiras e da América Latina coligadas que receberam sinal da Rádio Catedral FM, do Rio de Janeiro, que foi a geradora de conteúdos e programação durante a JMJ.
Cerca de 40 profissionais prestaram serviço na produção e distribuição de conteúdos durante a JMJ Rio2013 ao ouvinte atualizando e informando passo a passo da Jornada Mundial da Juventude.

Livros

Na Paulinas Editora, o destaque é para publicações lançadas sobre o papa, que foram bem vendidas. A irmã Flávia Reginatto, diretora do Departamento Comercial da empresa, conta que a primeira carta encíclica assinada por Francisco, “Lumen Fidei”, publicada pela Paulinas, passou de 50 mil exemplares vendidos, tendo sido lançada entre maio e junho.

Outra publicação de destaque da editora foi “Francisco: Renasce a Esperança”, que passou de 20 mil exemplares vendidos e já chegou à segunda edição, mesmo sendo mais denso, de análise por professores e acadêmicos. Isso sem falar da venda de 200 mil postais, distribuídos em dois tipos, além de cerca de 50 mil pôsteres de Francisco.

A irmã Flávia diz sentir que o interesse da população continua. Afinal, o livro “Palavras do Papa Francisco no Brasil”, que reúne tudo o que ele falou no país nos eventos dos quais participou, foi lançado há apenas duas semanas, mas já passou de 30 mil exemplares vendidos.

Como a Paulinas possui uma rede própria de livrarias, pelo atendimento rotineiro puderam perceber que, além dos religiosos, leigos, pessoas de outras religiões e até mesmo ateus ou sem fé também se interessam em conhecer mais sobre o papa e se aproximar mais da Igreja Católica. “Isso ajuda com certeza na venda de outros títulos também”, analisa.

Fonte: Signis Brasil

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