segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cristonautas 1 Aplicação grátis para celulares inteligentes

No dia 17 de julho de 2013, antes do início da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, foi apresentado ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais as primícias de um singular aplicativo (APP) sobre a História da Salvação chamada Cristonautas 1.

Neste sentido, o Arcebispo, Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, recebeu com apreço este aplicativo que nasce do incentivo de estar presente nos novos ambientes comunicativos e juvenis que permanecem conectados através da Internet a partir dos seus celulares inteligentes, tablets e internet onde este novo “app” pode ser baixado.

O irmão Ricardo Grzona, frp, diretor da Fundação Ramón Pané, realizou a apresentação e lançamento do aplicativo diante do presidente deste dicastério, afirmando que este trabalho nasceu por sugestão de vários jovens necessitados de orientação na leitura orante da Bíblia.

Cristonautas 1, pode ser baixado na Apple Store e Google Play, é totalmente gratuita, graças ao esforço da Fundação Ramón Pané e a generosidade dos doadores que deram a seu tempo e seus recursos para fazer chegar a Boa Notícia através das novas tecnologias.

Este novo aplicativo, é baseado em uma síntesi da História da Salvação elaborada pelo sacerdote Hernán Pereda Bullrich, cpcr, e apresenta todos os livros da Bíblia no seu contexto histórico. A novidade é que foram incluídos vários exercícios de Lectio Divina, sobretudo com temas vocacionais. Já que os principais destinatários são os jovens, foi pensado – afirma Gzrona – em dar-lhes um apoio espiritual à reflexão vocacional e seguramente também será um novo recurso que ajudará os catequistas e agentes de pastoral em geral.

Segundo Dom Celli, atualmente as tecnologias de informação e comunicação jogam um papel muito importante na vida dos jovens que são chamados a evangelizar nos novos ambientes digitais e esta nova aplicação será uma ajuda para as novas gerações, das quais a cultura digital faz parte integrante de suas vidas.

Algumas informações:

CRISTONAUTAS: tem como principal objetivo estimular os jovens a praticar a Leitura Orante da Palavra de Deus, partindo de uma leitura católica da Bíblia: “Lendo o texto no seu contexto para não fazer pretextos”. Isto implica ter a certeza da Tradição Católica e o Magistério da Igreja. Insistindo sempre em tudo o que propõe o Magistério da Igreja e o que vem solicitando e animando sobre a NOVA EVANGELIZAÇÃO.  Insistindo nas artes contemporaneas, que são os meios muito necessários, interessantes e aceito para chegar até a juventude.

O APP Cristonautas 1 está em espanhol, e proximamente em Português e Inglês.

O programa CRISTONAUTAS é patrocinado pela FUNDAÇÃO RAMÓN PANÉ.

Também existe uma versão para computadores (PC e Mac), que pode ser solicitada para o uso nas escolas ou paróquias. Para este fim, pode solicitá-la através da página www.cristonautas.com e para esclarescer suas dúvidas.

Este novo “app” está na logica da web 2.0 e as TICS, usando um estilo e linguagem juvenil.

Fonte: PCCS

Nenhum comentário: