quinta-feira, 28 de junho de 2012

Portal Vaticano news.va completa um ano inaugurando página em português


Exatamente um ano atrás nascia news.va, o portal web que apresenta as últimas notícias dos meios de comunicação da Santa Sé. O portal foi inaugurado pelo Pontífice que, com um “tweet”, anunciou a iniciativa do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Passados doze meses da iniciativa, o presidente do referido dicastério vaticano, Dom Claudio Maria Celli, nos fez um balanço deste um ano de atividades:
Dom Claudio Maria Celli: Foi um ano rico porque após a língua italiana criamos a página também em espanhol, inglês e francês. Agora tenho a alegria de anunciar que nesta quinta-feira abrimos também em português. Outro aspecto positivo, que nós consideramos realmente significativo, é que os nossos visitantes são hoje cerca de 10 a 15 mil todos os dias. Segundo as estatísticas, recentemente publicadas, 58,3% daqueles que visitam nosso portal nos conhecem e nos visitam constantemente, 41,7% são novos visitantes. Quem vem visitar nosso site permanece em média dois minutos e vinte segundos. Isso significa que os nossos visitantes não nos visitam por acaso, mas entram em nossa página propositadamente e o fazem para ler. Outro aspecto que me interessa ressaltar: muitas das nossas notícias publicadas no portal aparecem também nas redes sociais e aí temos milhões de visitantes.
RV: Qual tem sido o papel da Rádio Vaticano neste um ano de atividades do portal?
Dom Claudio Maria Celli:- ”A Rádio Vaticano é duplamente utilizada: mediante o portal podem ser ouvidos os programas da emissora do Papa; além disso, como somos um agregador de notícias, uma das fontes principais das notícias do nosso portal é, justamente, a Rádio Vaticano. De fato, é importante ressaltar, mais uma vez, que há um profundo entendimento e colaboração entre os vários órgãos de notícias da Santa Sé: o L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, a agência missionária de notícias Fides e o Centro Televisivo Vaticano. Isso me parece ter um significado e diria que essas diferentes fontes encontram uma apresentação única justamente no portal news.va.

Fonte: Rádio Vaticano
Jornalista: Natalia Zimbrão

Projeto de seminaristas em Santa Catarina usa Youcat para evangelizar nas redes sociais


Cinco seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis (SC) ficaram empolgados ao ter o primeiro contato com o YouCat – o novo material de evangelização dado como um presente do Papa. Jovens, adeptos às redes sociais e inquietos com as possibilidades de evangelização também por meio delas, ficaram instigados com as palavras do Santo Padre: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”.
Atendendo a este convite e ordem do Papa, resolveram então criar um Twitter (www.twitter.com/catecismojovem), Facebook (www.facebook.com/catecismojovem) e um Blog (catecismojovem.blogspot.com), como espaço de partilha, divulgação e aprofundamento do estudo dos temas do YouCat.
O crescimento do projeto
Com a Jornada Mundial da Juventude, quando todos os jovens peregrinos ganharam o seu YouCat, a divulgação deste catecismo dos jovens foi muito grande e junto às redes sociais criadas pelos seminaristas também tiveram grande repercussão.
Os seminaristas então se organizaram, passaram a planejar melhor as ações e formas de atuar por meio das redes sociais com o objetivo de evangelizar, passando a chamar as ações que antes eram mais espontâneas, de “Projeto de Evangelização @CatecismoJovem”.
Na equipe cada um tem sua tarefa específica, cumprindo datas, algumas linhas de ações e objetivos básicos para cada espaço de evangelização, sendo que atualmente está sendo criado um Planejamento Estratégico, para melhor evangelizar.
Com este crescimento, também viu-se a necessidade de uma equipe de colaboradores, sendo que ao ser lançado o convite, 40 jovens, de 25 estados brasileiros dispuseram-se a ser colaboradores na divulgação do projeto em seus estados.
Pessoas e não números
Os seminaristas sempre buscam superar a onda das redes sociais, em que está em alta quem tem mais números, sempre lembrando que por trás de cada perfil existe uma pessoa, normalmente um jovem, com seus medos, seus sonhos e seus projetos de vida. Assim, ao escrever cada texto, cada tweet e cada recado, é buscado colocar-se no lugar de cada jovem e assim entender melhor qual sua reação, e qual o sentimento que ele terá.
Neste anseio de um contato mais direto, a equipe busca dialogar na medida do possível e de acordo com a vontade dos jovens, seja pessoalmente ou em contatos mais coletivos, como a já conhecida twitcam, um espaço em vídeo e ao vivo, em que os internautas podem interagir.
As experiências
Poucos meses após serem lançadas, as redes sociais do “Projeto de Evangelização @CatecismoJovem” já pode-se perceber muitas utilizações do YouCat e possibilidades da Evangelização da Juventude.
Grupos de jovens, movimentos eclesiais, novas comunidades tem se utilizado tanto do livro, quanto das redes sociais como espaço de busca de assuntos e abordagens para os encontros com os jovens, podendo inclusive trocar ideias e dicas.
Também se percebe uma utilização do YouCat para os encontros de crisma, e inclusive de catequese de eucaristia, com leitura dos artigos do blog, ou mesmo do próprio livro, o que tem resultado em mais dinamicidade e interesse por parte das crianças e jovens durante os encontros.
Divulgação
A equipe está em uma fase de divulgação do projeto aos leigos, coordenadores de grupos, movimentos, pastorais, novas comunidades, seminaristas, diáconos, padres e bispos. É o desejo que o projeto chega em todo o Brasil, para que mais pessoas conheçam e encantem-se pelo YouCat e pela Nova Evangelização. Que todos possam unirem-se a este projeto, ajudando na divulgação através de e-mails, cartas e do boca-a-boca.

Fonte: Rádio Vaticano
Jornalista: Natalia Zimbrão

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rio de Janeiro promove palestra sobre os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal


A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em conjunto com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional Rio de Janeiro e a livraria Paulinas levam ao Rio de Janeiro a italiana Pina Riccieri, Irmã Paulina, doutora em Psicologia da Educação, atuante na Pastoral Vocacional e na Animação da Formação em Institutos Religiosos para a palestra “Os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal: Oportunidades e riscos”. Esta é a segunda vez que irmã Pina virá ao país.
Pina Riccieri lança o livro “Formação ao alcance de um clique”. Nesse seu trabalho de doutorado, a autora debruça-se na reflexão e possíveis luzes para a vida consagrada em tempos de internet. Segundo a doutora, o fenômeno da internet influencia a formação para a vida consagrada. “Aquele casulo, às vezes feito do medo, recusa, suspeita com relação às possíveis ciladas presente na web precisa ser rompido”.
Irmã Pina destaca que as mídias não são meros dispositivos, mas permeiam a vida do indivíduo, que constitui um cenário composto por novas formas de saber, novos processos, novas linguagens, novos estilos relacionais, novos significados. “Não é mais possível considerar a formação sem considerar a cultura digital, o mundo digital não pode ser separado do próprio ambiente natural de vida porque envolve tudo”, sentencia a autora.
A autora também ressalta a importância das pessoas que estão à frente das inovações tecnológicas. Segundo ela, a vida consagrada precisa equipar-se para favorecer aos formadores a possibilidade de “navegar” nos novos espaços da era digital. “Não só do ponto de vista espiritual, antropológico e carismático, mas, em especial, no que tange à alfabetização digital”, sugere.
O evento será no dia 30 de junho, às 8h30 da manhã, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Rua São Clemente, 438, Botafogo – Rio de Janeiro. Outras informações e inscrições ligue:            (21) 2232-5486     .



Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

Assessores de comunicação de dioceses brasileiras se reúnem no COL para falar sobre a JMJ Rio2013

logo-JMJ-Rio2013-516x340Representantes de assessorias de comunicação das arquidioceses brasileiras foram convidados para vir ao Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de junho, com o objetivo de reunir informações sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Eles também puderam conhecer algumas ações estratégicas que já estão ocorrendo antes da Jornada.
No primeiro dia do encontro, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, acolheu os participantes, sinalizando a importância de contar com a unidade da Igreja no Brasil em preparação – sobretudo espiritual – para a Jornada que irá acontecer no Rio, em julho do ano que vem.
Na parte da manhã o coordenador de pós-graduação no departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira, falou aos participantes sobre o processo da comunicação e as conexões com a juventude e o vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto Dias enfatizou o alcance do trabalho com os jovens.
 Imagens oficiais e Comunicação nas Redes
No período da tarde, após a visita ao COL, o encontro teve continuidade no Colégio Regina Coeli, na Tijuca, zona norte da cidade. Uma conversa conduzida pelo setor de comunicação do COL apresentou aspectos fundamentais que deverão receber a atenção dos comunicadores diocesanos pelo Brasil. O diretor do setor, padre Márcio Queiroz, enfatizou os cuidados com o uso da marca oficial em produtos e materiais de divulgação.
A presença da JMJ no ambiente digital também foi um dos focos da conversa entre os comunicadores. Os membros do COL apresentaram aos representantes das assessorias as redes sociais oficiais da Jornada (twitter, facebook, flickr, youtube, tumblr). Padre Queiroz destacou que as redes são muito fragmentárias e o ideal é que os jovens possam convergir para o acesso aos espaços oficiais. “É ali que estarão as informações seguras”, enfatizou.
Tendo em vista as diferentes dinâmicas de preparação da Jornada pelo Brasil afora, padre Márcio aproveitou para fornecer várias informações acerca das ações pré-jornada que acontece em todo o país com a peregrinação pelas dioceses brasileiras dos símbolos das Jornada: a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.
O sacerdote também falou sobre a Semana Missionária, explicando que ela será uma forma de as dioceses em todo o país se abrirem para receber estrangeiros antes da JMJ Rio2013. “Será uma oportunidade para que o jovem estrangeiro conheça a realidade eclesial em outra região do Brasil e que ele seja um missionário ali também.”
Ao fim do primeiro dia do encontro, os representantes das assessorias de comunicação de arquidioceses brasileiras foram levados à praia da Copacabana, para visitarem um dos locais que vai receber Atos Centrais da JMJ Rio2013.
Fonte: ACI Digital
Jornalista: Natalia Zimbrão

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pascom de Petrópolis prepara Muticom diocesano


A equipe diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis realizou uma reunião no último dia 24, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. No encontro, o coordenador diocesano, Padre Alexandre Brandão, incentivou a participação dos agentes no 3º Encontro Nacional da Pascom, que será em Aparecida, entre os dias19 a22 de julho. Ele pediu também o empenho de todos para participação no Seminário de Comunicação (Secom) do Regional Leste I da CNBB, que acontecerá no dia 2 de setembro no Rio de Janeiro, e no Mutirão de Comunicação da Diocese (Muticom), nos dias 15 e 16 de setembro.
Padre Alexandre Brandão ressaltou que os coordenadores da Pascom nos quatro decanatos devem se empenhar para incentivar uma grande participação no Muticom Diocesano das pessoas envolvidas com a pastoral. A reunião terminou com a exibição do vídeo de apresentação da Diocese para Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que ainda está em fase de conclusão. Os agentes pastorais fizeram uma avaliação do vídeo que será colocado na página da Diocese, disponibilizada pelo Comitê Nacional da JMJ quando se iniciar as inscrições dos jovens peregrinos.
A reunião da Pascom contou com a participação dos coordenadores dos quatros decanatos – Adriana Carreiro (Beato José de Anchieta/Magé), Bruno Ramos (São Pedro de Alcântara/Petrópolis), André Oliveira (São Pio X/Teresópolis) e Damião Marinho (Nossa Senhora do Amor Divino/distritos de Petrópolis, as cidades de Areal e São José do Vale do Rio Preto e as paróquias de Sebolas e Bemposta). Também participaram da reunião os assessores diocesanos e membros das equipes da coordenação dos decanatos.
A visita da equipe diocesana da Pascom nas paróquias foi um dos temas da reunião e Padre Brandão pediu que os coordenadores de decanato marquem esses encontros. Para a equipe diocesana, as visitas têm apresentado um resultado muito bom, pois em algumas paróquias os trabalhos foram retomados e em outras, iniciados.
Em uma avaliação, o Retiro de Silêncio, que aconteceu no início de junho, promovido pela Pascom Diocesana, foi considerado positivo. Com isso, a vivência espiritual passa a fazer parte do calendário anual da pastoral, juntamente com o Muticom e o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Além disso, a Pascom vai realizar encontros ao longo do ano, aproveitando as reuniões para dedicar um momento à espiritualidade.
Jornalista: Natalia Zimbrão

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comissão de Comunicação da CNBB apresenta aos bispos o Projeto RIIBRA


riibraconselhopermanente2012O padre Clovis Andrade, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, apresentou aos bispos do Conselho Permanente a Rede de Informática da Igreja no Brasil, RIIBRA.
O padre destacou os projetos da RIIBRA, como o Episcopo.Net, que é uma plataforma para os bispos do Brasil, da América Latina e Caribe para interação entre eles. Nesta plataforma haverá um correio eletrônico próprio, um disco virtual para armazenamento de dados e possibilidade da realização de videoconferências.
Outro grande projeto é a formação e capacitação de agentes nas dioceses, paróquias para as novas mídias.
“O grande desafio não é como usar as redes sociais, mas como estar nas redes sociais”, disse o padre Clovis, citando o integrante do Pontifício Conselho para as Comunicações, padre Antônio Spadaro.
“Outro projeto que trabalhamos é sobre a Catequese e Novas Mídias, na formação de catequistas com ensino a distância, auxiliado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e catecismo interativo, por meio dos smartphones e tablets”, divulgou o padre Clovis.
A pedido do Pontifício Conselho para as Comunicações, a Comissão para a Comunicação da CNBB está também fazendo um mapeamento de conectividade do Brasil. “Queremos identificar a presença da Igreja na Rede; integrar e fortalecer iniciativas já existentes e desenvolver projetos de inclusão digital onde estão deficitárias”, explicou o assessor da CNBB.
Guiacatólico.com
Apresentando uma nova plataforma de busca de dados estatístico da Igreja católica no Brasil, o senhor Fábio Castro, da empresa de comunicação especializada no segmento católico, PromoCat Marketing Integrado, apresentou aos bispos o “Guia Católico”.
Segundo Fábio, o Guia Católico é a proposta de unificação, informatização e comunicação de dados da Igreja Católica no Brasil, que está sendo feito pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Investigação Social (CERIS) em conjunto com a PromoCat.
O Portal GuiaCatólico.com, segundo informações em seu site, é o maior centro de buscas sobre a presença da Igreja no Brasil. Baseado nas informações do Censo Anual da Igreja Católica – Caic-BR, sua atualização é permanente. Este novo sistema, sob responsabilidade da Promocat, permite uma integração direta entre todos os membros cadastrados. Por meio do Portal de buscas, o usuário encontra todas as informações sobre a Igreja no Brasil, tanto da estrutura jurídica (dioceses, paróquias, institutos, etc.), como também das pessoas físicas (bispos, padres, religiosas, diáconos, etc.). Há também uma rede social e outras ferramentas para a expansão da comunicação entre as células católicas.
De acordo com Fábio, o Guia Católico também atinge os leigos engajados nos movimentos e pastorais da Igreja. As atividades estatísticas do CERIS também são administradas por este sistema, além disso, são fornecidos dados para pesquisas quantitativas e qualitativas de forma mais apurada e atenta a realidade de cada um dos 17 Regional da CNBB e suas dioceses.
Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Media: Vaticano sublinha possibilidades e desafios criados pelas novas tecnologias


hbk_enImage_Internet1
O Vaticano destacou ontem as “enormes possibilidades” e os “grandes desafios” que as novas tecnologias da comunicação colocam à Igreja Católica.
“Não há lugar no mundo de hoje que não possa ser alcançado e, por isso, não estar sujeito à influência da cultura mediática e digital, que progressivamente se estrutura como o ‘lugar’ da vida pública e da experiência social”, refere o instrumento de trabalho (Instrumentum Laboris) da 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, apresentado em conferência de imprensa.
Ao longo do texto são analisados sete cenários: cultural, migratório, econômico, político, pesquisa científica e tecnológica, comunicativo e religioso.
Reunindo contributos de bispos e religiosos de todo o mundo, o documento refere a “convicção generalizada que as novas tecnologias digitais deram origem a um verdadeiro espaço social, cujos laços são capazes de influir sobre a sociedade e sobre a cultura”.
“Os processos mediáticos tornados possíveis por estas tecnologias chegam a transformar a própria realidade”, assinala-se.
A próxima assembleia sinodal, que vai decorrer entre 7 e 28 de outubro, é dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’.
Os responsáveis da Santa Sé consideram que a “a par dos meios de comunicação mais tradicionais, especialmente como a imprensa e a rádio”, os novos media estão a servir cada vez mais “a pastoral evangelizadora da Igreja, tornando possíveis interações a vários níveis”.
Neste contexto, no entanto, verifica-se a necessidade de “usar o novo espaço social que se criou com as linguagens e as formas da tradição cristã.”
“É pedida aos cristãos a audácia de frequentar estes ‘novos areópagos’, aprendendo a dar uma valorização evangélica, encontrando os instrumentos e os métodos para tornar audível também nestes lugares”, acrescenta o documento, disponibilizado em oito línguas, incluindo o português, através da página do Vaticano na internet.
O instrumento de trabalho recorda, por outro lado, que o Sínodo vai decorrer num ano em que Bento XVI decidiu proclamar o Ano da Fé, a começar de 11 de outubro, “em memória do 50º aniversário da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II e do 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica”.
“Os padres conciliares viram no horizonte a mudança cultural que hoje facilmente se constata. Precisamente esta mudança de situação, que criou uma condição inesperada para os crentes, exige uma particular atenção ao anúncio do Evangelho”, indica o novo texto da Santa Sé.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
Fonte: Agência Ecclesia
Jornalista: Natalia Zimbrão

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jornalista Joana Puntel lança livro sobre João Paulo II e a comunicação


A comunicação nos passos de João Paulo II é novo livro da jornalista Joana Puntel, que será lançado no dia 20 de junho, às 19h00, nas Paulinas Livraria, Rua Domingos de Morais, 660, Vila Mariana, SP.
Nesta obra a autora recolhe, com maestria e competência, as principais linhas de reflexão do pensamento de João Paulo II e nos conta como surgiu a ideia de escrever o livro. “A ideia surgiu no ano passado quando falou-se e realizou-se, também, a beatificação de João Paulo II. Houve muitas publicações de sua biografia e outros discursos que ele teria feito, outras atitudes do papa. E tivemos a ideia de recuperar todo o trabalho que o João Paulo II fez na comunicação. E ele expressou este trabalho na comunicação, durante 27 anos, escrevendo a mensagem para o dia Mundial das Comunicações”, explica Ir. Joana.
Para Ir. Joana o papa foi um grande comunicador. “O papa foi um grande comunicador porque ele prestava atenção no mundo, o que ia acontecendo no mundo. O papa antes de morrer nos deixou sua última Carta Apostólica, sobre o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação através dos tempos, tendo sempre como centralidade a pessoa humana”.
Ir. Joana disse que “uma coisa importante que o João Paulo II fazia era de unir o tema do dia Mundial das Comunicações com alguns temas que durante alguns anos a ONU proclamou, por exemplo: o ano da mulher, da criança, jovens, idosos”.
A internet havia chegado. João Paulo II a vê como instrumento necessário para a evangelização moderna. Homem de mente aberta, não esconde a sua preocupação pelo futuro. Contudo, compreende que estamos em uma nova época. Por isso, estimula e encoraja a usar as novas tecnologias na evangelização e na construção de uma sociedade humana mais justa e solidária.
Fonte: Signis Brasil
Jornalista: Natalia Zimbrão

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pascom de S. José do Vale do Rio Preto promove encontro e traça metas para a pastoral


pascomsjvrp
A Pastoral da Comunicação (Pascom) de São José do Vale do Rio Preto, na Diocese de Petrópolis, realizou um encontro para seus agentes, no último dia 9, a fim de refletir sobre o trabalho da pastoral na Igreja. A comunicação como uma forma de comunhão na Igreja foi um dos pontos centrais da discussão. E os participantes se mostraram dispostos a, a partir desse encontro, movimentar ainda mais a Pascom local.
Cerca de dez agentes pastorais da Paróquia de São José e de São Sebastião, de Contendas, participaram. Iniciando o encontro, foi apresentada aos presentes a mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais – Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização. Padre Denis de Souza falou sobre a importância da comunicação e destacou como, atualmente, muitos acontecimentos no mundo todo ganham grande repercussão por meio dos veículos de comunicação, principalmente das redes sociais. Ele ressaltou ainda a necessidade de esse caráter comunicativo ser também explorado dentro da Igreja.
Para apresentar a Pastoral da Comunicação aos participantes do encontro, o seminarista Roger Assunpção explicou os
componentes que envolvem a atividade da Pascom na Diocese e nas Paróquias. De acordo com ele, os agentes pastorais devem agir na Paróquia como um elo entre todas as pastorais e atividades da Igreja, colocando-se a disposição para contribuir sempre que necessário e divulgar as notícias que envolvem toda a Paróquia. Assim, destacou, é possível trabalhar em comunhão. Além disso, essa unidade deve estar presente também dentro da própria Pascom, com um trabalho em equipe.
Os participantes do encontro tiveram ainda a oportunidade de discutir algumas questões práticas. Como as Paróquias de São José e São Sebastião já possuem um jornal, a assessora da Pascom, Natalia Zimbrão, ministrou uma oficina sobre esse tema e também técnica de redação. Foram apresentados alguns passos para a elaboração do impresso, desde o projeto até a produção e distribuição do informativo. Ao fim da oficina, os agentes pastorais puderam pôr em prática um pouco do que aprenderam, escrevendo textos sobre o evento da pastoral que estava acontecendo e sobre o Bote Fé, vigília com os jovens da Paróquia que aconteceu logo após encontro.
Ao término do encontro, os participantes já começaram a se movimentar para colocar em prática o que discutiram durante a tarde de encontro. Algumas idéias sobre o jornal começaram a ser apresentadas, como participação igual das duas Paróquias no informativo e o compromisso dos agentes pastorais na colaboração para o impresso. Outro ponto que ficou definido foi a reunião mensal da Pascom, toda terceira quarta-feira do mês, sendo a primeira no próximo dia 20.
Jornalista: Natalia Zimbrão


sexta-feira, 8 de junho de 2012

A comunicação dentro da Igreja vai crescer depois do 3º Encontro Nacional da Pascom


No próximo mês, do 19 ao 22 de Julho, na cidade de Aparecida do Norte acontecerá o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom).
Para explicar os objetivos do evento, a sua organização e expectativas ZENIT entrevistou a  assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Irmã Elide Fogolari, no dia 6 de março desse ano. (Cf. entrevista clicando aqui).
Nessa semana, ZENIT fez 3 breves perguntas à Irmã Elide. Dessa vez para que ela nos pudesse atualizar sobre a preparação próxima desse grande evento de comunicadores católicos da Igreja Brasileira.
Publicamos a seguir:
***
ZENIT: Como foi a recepção da Pascom até agora nas dioceses brasileiras?
IR. ÉLIDE: Esta é e está sendo um trabalho de articulação, de processos no sentido de criar uma cultura da comunicação na Igreja do Brasil. Percebo que existe um esforço muito grande por parte dos bispos, presbíteros, religiosos, religiosas e leigos enquanto sensibilidade aos meios e processos de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.
ZENIT: A comunicação dentro da Igreja no Brasil vai crescer depois do 3º Encontro Nacional da Pascom?
IR. ÉLIDE: Tenho certeza que este encontro como todos os outros proporcionam momentos de formação, diálogo, entrosamento e trocas de muitas experiências. Por isso, a possibilidade de  crescimento são os frutos dos encontros e este será um grande momento para fortalecer a comunicação na Igreja do Brasil onde ela já existe e onde ela não existe será implantada. Hoje em dia sem comunição é impossível desenvolver qualquer ação, projeto ou trabalho. E se pensarmos no projeto de Deus, que através da sua Palavra, que é Jesus Cristo, quer se tornar conhecido por todos, a Igreja necessita da comunicação. Quando imagino que o primeiro encontro da PASCOM que aconteceu em Aparecida em 2008, participaram 130 pessoas da Igreja no Brasil. O 2º Encontro que aconteceu também em Aparecida, em 2010, participaram cerca de 400 comunicadores da Igreja. E este já têm 730 inscritos, porém pagos  380. São dados significativos e que nos indicam o quanto a Igreja no Brasil vem se preocupando com a comunicação. Neste sentido precisamos agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que em 2008 consagramos a comunicação da Igreja no Brasil a ela.
ZENIT: Ainda há modo de se inscrever para participar?
IR. ÉLIDE: Com certeza. É só acessar o site da CNBB – www.cnbb.org.br e fazer a sua inscrição. A nossa meta é ter neste 3º Encontro 600 pessoas que atuam ou não com a comunicação da Igreja no Brasil.
Fonte: Zenit
Jornalista: Natalia Zimbrão

quinta-feira, 7 de junho de 2012


COMUNICAÇÃO - CONVITE



“Viver é trazer para o tempo a vida plena da eternidade...”
(Pe. Albano Trinks)

Do: Comissão de Assessores da PJ do Regional Leste 1 – Rio de Janeiro
A(os): Assessores(as) da PJ das Dioceses, Paróquias, Regionais/Vicariatos e Grupos de Base.


Amados irmãos em Cristo, graça e paz!
É com grande alegria que convocamos, você assessor(a), da PJ nas diversas instâncias do nosso Regional Leste 1 (Rio de Janeiro), a fim de participar do Encontro Regional de Assessores da PJ, que acontecerá no próximo dia 30 de junho de 2012, das 8 as  16h, na cidade de Nova Iguaçu. Este primeiro encontro de assessores(as), contará com a presença e a assessoria do Pe. Wander Torres Costa (Wandinho), membro da Comissão Nacional de Assessores da PJ e tem por objetivos:
· Articular, mais e melhor, os assessores(as) dos  Grupos de Base e coordenações da PJ em suas diversas instâncias no Regional;
· Iluminar o papel do assessor(a) no contexto histórico-eclesial da PJ no Regional Leste I
· Situar o caminho metodológico da PJ Nacional, e;
· Vislumbrar possíveis ações e perspectivas pastorais para o trabalho com as bases.

Para a realização do encontro será cobrada uma taxa de R$ 30,00 (a ser paga na chegado ao local), por assessor que deverá se inscrever até o dia 10 de junho de 2012AQUIhttps://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGwybzd4NUxhQ0tkcERQay16YVNNR3c6MQ no blog. Pedimos que estejam atentos, pois cada Diocese têm 7 vagas a serem confirmadas até a data acima afim de que sejam reencaminhadas aos pedidos sobressalentes.

Informações Básicas do ENCONTRO DE ASSESSORES(AS) DA PJ LESTE 1:
Data: 30 de junho de 2012
Local: Seminário Paulo VI
           Rua Bolívia, nº 309 - Bairro Metrópole/Nova Iguaçu - RJ
Inscrições somente AQUI no blog!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pascom de Petrópolis promove retiro de silêncio a fim de ouvir Palavra de Deus

Ainda no clima do 46° Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no dia 20 de maio, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis realizou um retiro de silêncio no último fim de semana, seguindo a mensagem do Papa Bento XVI para a data - "Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização". O encontro teve por objetivo possibilitar aos participantes um momento de encontro com Deus por meio do silêncio para depois poder comunicá-lo ao mundo.
Desde de sexta-feira, 1°, até domingo, 3, cerca de dez pessoas dos quatro decanatos da Diocese estiveram na Casa de Formação de Cascatinha. Todos chegaram com suas diferentes histórias e questionamentos e saíram renovados com a certeza de que Deus tem algo específico para cada um. 
Estar em silêncio durante esse período de retiro foi a maneira pela qual os participantes puderam conversar com Deus, conforme afirmou o seminarista Roger Assunpção em uma das pregações. "O Senhor nos chamou porque tem uma mensagem para cada um. Nós temos que discernir entre tantas vozes que há no mundo qual é a voz de Deus. E Ele escolheu a dinâmica do silêncio para nos falar". Com isso, o encontro esteve em concordância com o que afirma o Papa em sua carta, ao explicar que em meio ao mundo complexo de muitas informações, o homem ainda se faz questões acerca da existência humana e que a nesses casos há a importância da reflexão e do silêncio, que "pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem".
Todo o retiro foi encaminhado segundo um programa que trouxe temas de reflexão sobre o plano de Deus para a vida de cada um, a santidade, a vocação, com palestras de Padre Fabiano Cunha Motta, dos seminaristas Roger, Fernando, Paulo Vitor e Gabriel, do professor de Filosofia Rodolfo e do casal Tamara e Reinaldo, além dos testemunhos de vida de Elisângela, casada com Denir, e Alexandre Nunes, membro celibatário da Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém.
O retiro foi encerrado com a Santa Missa, celebrada pelo coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão. Durante a homilia, ele falou sobre o trabalho em equipe da pastoral, no qual cada um tem sua função, mas todas estão interligadas na comunicação da mensagem de Deus. Além disso, ressaltou a necessidade de que os agentes pastorais não estejam apenas preocupados com a técnica, que embora importante, não é o essencial. Segundo ele, o principal é manter este diálogo com Deus vivido durante os três dias do encontro.

Jornalista: Natalia Zimbrão


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Redes Anti-sociais?


Vídeo sobre o fenômeno das redes sociais, suas vantagens, seus riscos e outros temas.



Fonte:  ACI Digital

Jornalista: Natalia Zimbrão

Diocese de Volta Redonda investe na inclusão digital de suas comunidades


A Diocese de Volta Redonda tem investido na Inclusão Digital em suas paróquias. O projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM), vem crescendo nas comunidades da Diocese.
O projeto, visa orientar 10 lideranças das pastorais e movimentos a comunicarem via internet, com notebooks, seguindo método teórico e prático, incluindo noções jornalismo, produção de pauta e agenda da CEB.
As comunidades eclesiais que desejarem sediar IDIM, podem ligar para (24) 9831 -0963 – Vagner Mattos.
Para maiores informações acesse: http://www.diocesevr.com.br/Noticias/CEB%20AP%C3%93STOLO%20PAULO%20SEDIA%20INCLUS%C3%83O%20DIGITAL%20MISSION%C3%81RIA.html
Fonte:  CNBB Regional Leste 1

Jornalista: Natalia Zimbrão