quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projeto de seminaristas em Santa Catarina usa Youcat para evangelizar nas redes sociais


Cinco seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis (SC) ficaram empolgados ao ter o primeiro contato com o YouCat – o novo material de evangelização dado como um presente do Papa. Jovens, adeptos às redes sociais e inquietos com as possibilidades de evangelização também por meio delas, ficaram instigados com as palavras do Santo Padre: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”.
Atendendo a este convite e ordem do Papa, resolveram então criar um Twitter (www.twitter.com/catecismojovem), Facebook (www.facebook.com/catecismojovem) e um Blog (catecismojovem.blogspot.com), como espaço de partilha, divulgação e aprofundamento do estudo dos temas do YouCat.
O crescimento do projeto
Com a Jornada Mundial da Juventude, quando todos os jovens peregrinos ganharam o seu YouCat, a divulgação deste catecismo dos jovens foi muito grande e junto às redes sociais criadas pelos seminaristas também tiveram grande repercussão.
Os seminaristas então se organizaram, passaram a planejar melhor as ações e formas de atuar por meio das redes sociais com o objetivo de evangelizar, passando a chamar as ações que antes eram mais espontâneas, de “Projeto de Evangelização @CatecismoJovem”.
Na equipe cada um tem sua tarefa específica, cumprindo datas, algumas linhas de ações e objetivos básicos para cada espaço de evangelização, sendo que atualmente está sendo criado um Planejamento Estratégico, para melhor evangelizar.
Com este crescimento, também viu-se a necessidade de uma equipe de colaboradores, sendo que ao ser lançado o convite, 40 jovens, de 25 estados brasileiros dispuseram-se a ser colaboradores na divulgação do projeto em seus estados.
Pessoas e não números
Os seminaristas sempre buscam superar a onda das redes sociais, em que está em alta quem tem mais números, sempre lembrando que por trás de cada perfil existe uma pessoa, normalmente um jovem, com seus medos, seus sonhos e seus projetos de vida. Assim, ao escrever cada texto, cada tweet e cada recado, é buscado colocar-se no lugar de cada jovem e assim entender melhor qual sua reação, e qual o sentimento que ele terá.
Neste anseio de um contato mais direto, a equipe busca dialogar na medida do possível e de acordo com a vontade dos jovens, seja pessoalmente ou em contatos mais coletivos, como a já conhecida twitcam, um espaço em vídeo e ao vivo, em que os internautas podem interagir.
As experiências
Poucos meses após serem lançadas, as redes sociais do “Projeto de Evangelização @CatecismoJovem” já pode-se perceber muitas utilizações do YouCat e possibilidades da Evangelização da Juventude.
Grupos de jovens, movimentos eclesiais, novas comunidades tem se utilizado tanto do livro, quanto das redes sociais como espaço de busca de assuntos e abordagens para os encontros com os jovens, podendo inclusive trocar ideias e dicas.
Também se percebe uma utilização do YouCat para os encontros de crisma, e inclusive de catequese de eucaristia, com leitura dos artigos do blog, ou mesmo do próprio livro, o que tem resultado em mais dinamicidade e interesse por parte das crianças e jovens durante os encontros.
Divulgação
A equipe está em uma fase de divulgação do projeto aos leigos, coordenadores de grupos, movimentos, pastorais, novas comunidades, seminaristas, diáconos, padres e bispos. É o desejo que o projeto chega em todo o Brasil, para que mais pessoas conheçam e encantem-se pelo YouCat e pela Nova Evangelização. Que todos possam unirem-se a este projeto, ajudando na divulgação através de e-mails, cartas e do boca-a-boca.

Fonte: Rádio Vaticano
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: