quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rio de Janeiro promove palestra sobre os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal


A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em conjunto com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional Rio de Janeiro e a livraria Paulinas levam ao Rio de Janeiro a italiana Pina Riccieri, Irmã Paulina, doutora em Psicologia da Educação, atuante na Pastoral Vocacional e na Animação da Formação em Institutos Religiosos para a palestra “Os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal: Oportunidades e riscos”. Esta é a segunda vez que irmã Pina virá ao país.
Pina Riccieri lança o livro “Formação ao alcance de um clique”. Nesse seu trabalho de doutorado, a autora debruça-se na reflexão e possíveis luzes para a vida consagrada em tempos de internet. Segundo a doutora, o fenômeno da internet influencia a formação para a vida consagrada. “Aquele casulo, às vezes feito do medo, recusa, suspeita com relação às possíveis ciladas presente na web precisa ser rompido”.
Irmã Pina destaca que as mídias não são meros dispositivos, mas permeiam a vida do indivíduo, que constitui um cenário composto por novas formas de saber, novos processos, novas linguagens, novos estilos relacionais, novos significados. “Não é mais possível considerar a formação sem considerar a cultura digital, o mundo digital não pode ser separado do próprio ambiente natural de vida porque envolve tudo”, sentencia a autora.
A autora também ressalta a importância das pessoas que estão à frente das inovações tecnológicas. Segundo ela, a vida consagrada precisa equipar-se para favorecer aos formadores a possibilidade de “navegar” nos novos espaços da era digital. “Não só do ponto de vista espiritual, antropológico e carismático, mas, em especial, no que tange à alfabetização digital”, sugere.
O evento será no dia 30 de junho, às 8h30 da manhã, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Rua São Clemente, 438, Botafogo – Rio de Janeiro. Outras informações e inscrições ligue:            (21) 2232-5486     .



Fonte: CNBB
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: