quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pascom de Petrópolis promove retiro de silêncio a fim de ouvir Palavra de Deus

Ainda no clima do 46° Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no dia 20 de maio, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis realizou um retiro de silêncio no último fim de semana, seguindo a mensagem do Papa Bento XVI para a data - "Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização". O encontro teve por objetivo possibilitar aos participantes um momento de encontro com Deus por meio do silêncio para depois poder comunicá-lo ao mundo.
Desde de sexta-feira, 1°, até domingo, 3, cerca de dez pessoas dos quatro decanatos da Diocese estiveram na Casa de Formação de Cascatinha. Todos chegaram com suas diferentes histórias e questionamentos e saíram renovados com a certeza de que Deus tem algo específico para cada um. 
Estar em silêncio durante esse período de retiro foi a maneira pela qual os participantes puderam conversar com Deus, conforme afirmou o seminarista Roger Assunpção em uma das pregações. "O Senhor nos chamou porque tem uma mensagem para cada um. Nós temos que discernir entre tantas vozes que há no mundo qual é a voz de Deus. E Ele escolheu a dinâmica do silêncio para nos falar". Com isso, o encontro esteve em concordância com o que afirma o Papa em sua carta, ao explicar que em meio ao mundo complexo de muitas informações, o homem ainda se faz questões acerca da existência humana e que a nesses casos há a importância da reflexão e do silêncio, que "pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem".
Todo o retiro foi encaminhado segundo um programa que trouxe temas de reflexão sobre o plano de Deus para a vida de cada um, a santidade, a vocação, com palestras de Padre Fabiano Cunha Motta, dos seminaristas Roger, Fernando, Paulo Vitor e Gabriel, do professor de Filosofia Rodolfo e do casal Tamara e Reinaldo, além dos testemunhos de vida de Elisângela, casada com Denir, e Alexandre Nunes, membro celibatário da Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém.
O retiro foi encerrado com a Santa Missa, celebrada pelo coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão. Durante a homilia, ele falou sobre o trabalho em equipe da pastoral, no qual cada um tem sua função, mas todas estão interligadas na comunicação da mensagem de Deus. Além disso, ressaltou a necessidade de que os agentes pastorais não estejam apenas preocupados com a técnica, que embora importante, não é o essencial. Segundo ele, o principal é manter este diálogo com Deus vivido durante os três dias do encontro.

Jornalista: Natalia Zimbrão


Nenhum comentário: