sexta-feira, 8 de junho de 2012

A comunicação dentro da Igreja vai crescer depois do 3º Encontro Nacional da Pascom


No próximo mês, do 19 ao 22 de Julho, na cidade de Aparecida do Norte acontecerá o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom).
Para explicar os objetivos do evento, a sua organização e expectativas ZENIT entrevistou a  assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Irmã Elide Fogolari, no dia 6 de março desse ano. (Cf. entrevista clicando aqui).
Nessa semana, ZENIT fez 3 breves perguntas à Irmã Elide. Dessa vez para que ela nos pudesse atualizar sobre a preparação próxima desse grande evento de comunicadores católicos da Igreja Brasileira.
Publicamos a seguir:
***
ZENIT: Como foi a recepção da Pascom até agora nas dioceses brasileiras?
IR. ÉLIDE: Esta é e está sendo um trabalho de articulação, de processos no sentido de criar uma cultura da comunicação na Igreja do Brasil. Percebo que existe um esforço muito grande por parte dos bispos, presbíteros, religiosos, religiosas e leigos enquanto sensibilidade aos meios e processos de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.
ZENIT: A comunicação dentro da Igreja no Brasil vai crescer depois do 3º Encontro Nacional da Pascom?
IR. ÉLIDE: Tenho certeza que este encontro como todos os outros proporcionam momentos de formação, diálogo, entrosamento e trocas de muitas experiências. Por isso, a possibilidade de  crescimento são os frutos dos encontros e este será um grande momento para fortalecer a comunicação na Igreja do Brasil onde ela já existe e onde ela não existe será implantada. Hoje em dia sem comunição é impossível desenvolver qualquer ação, projeto ou trabalho. E se pensarmos no projeto de Deus, que através da sua Palavra, que é Jesus Cristo, quer se tornar conhecido por todos, a Igreja necessita da comunicação. Quando imagino que o primeiro encontro da PASCOM que aconteceu em Aparecida em 2008, participaram 130 pessoas da Igreja no Brasil. O 2º Encontro que aconteceu também em Aparecida, em 2010, participaram cerca de 400 comunicadores da Igreja. E este já têm 730 inscritos, porém pagos  380. São dados significativos e que nos indicam o quanto a Igreja no Brasil vem se preocupando com a comunicação. Neste sentido precisamos agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que em 2008 consagramos a comunicação da Igreja no Brasil a ela.
ZENIT: Ainda há modo de se inscrever para participar?
IR. ÉLIDE: Com certeza. É só acessar o site da CNBB – www.cnbb.org.br e fazer a sua inscrição. A nossa meta é ter neste 3º Encontro 600 pessoas que atuam ou não com a comunicação da Igreja no Brasil.
Fonte: Zenit
Jornalista: Natalia Zimbrão

Nenhum comentário: