quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mensagem do Papa para Dia Mundial das Comunicações norteará seminário em Cuba sobre sobre novas tecnologias

Teve início nesta terça-feira na capital cubana, Havana, um seminário sobre novas tecnologias, organizado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.

O tema condutor será a Mensagem do Papa para o 48º dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulado "Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro".

Com a participação de 35 bispos da América Central e do Caribe, o encontro tem a presença também do presidente do dicastério vaticano promotor do evento, Dom Claudio Maria Celli. A Rádio Vaticano perguntou-lhe qual a finalidade deste seminário. Eis o que disse:

Dom Claudio Maria Celli:- "Este seminário quer introduzir os bispos na complexidade das tecnologias atuais a fim de redescobrir seus alcances não somente comunicativo, mas também colegial. Estamos favorecendo uma comunhão eclesial, redescobrindo como as atuais tecnologias da comunicação não somente desempenham um papel de comunicação, mas também de comunhão."

RV: Existem grandes desafios nesses países da América Central e Caribe...

Dom Claudio Maria Celli:- "Certamente, esses países estão enfrentando várias dificuldades, embora estejam dando passos gigantescos. Porém, a Igreja ainda tem dificuldade para utilizar, viver nesse contexto. Como se sabe, as tecnologias atuais de comunicação não são mais somente um instrumento, mas dão origem a um ambiente de vida que hoje tem as dimensões de uma rede social. Gosto de falar de "um continente digital". E a Igreja é chamada a dar testemunho dos valores cristãos, a anunciar o Evangelho nesse contexto, onde hoje vivem centenas de milhões de homens e mulheres, especialmente jovens. Portanto, isso para nós é um desafio, porque devemos ser capazes, pouco a pouco, de usar uma linguagem que os homens e as mulheres de hoje possam entender e, ao mesmo tempo, devemos estar atentos aos desafios que essas realidades nos oferecem. Um dos temas relevantes será o da preparação dos futuros sacerdotes. Os jovens de hoje são muito espertos tecnologicamente porque nasceram nesse contexto digital. Mas para nós, a comunicação, e em campo eclesial falaria de "comunhão eclesial", não é somente o fruto de um conhecimento tecnológico; devemos crescer, amadurecer, entender profundamente o que significa "comunicar hoje", o que significa "testemunhar hoje" e, com a nossa vida e com as nossas palavras, o que significa "testemunhar Jesus Cristo". Esse é o desafios que deveremos enfrentar junto com os bispos."

RV: Em Cuba, em particular, a Igreja enfrenta grandes dificuldades, inclusive no que diz respeito aos limites de acesso aos meios de comunicação. O que espera ser feito, nesse sentido, nestes dias?

Dom Claudio Maria Celli:- "Diria que a Igreja cubana, em suas várias articulações, está dando um bom testemunho, apesar de ser privada de tantas oportunidades. Esperamos que no futuro as coisas possam melhorar. Para isso – de certo modo antecipando um pouco o tempo – este Pontifício Conselho organizou um curso bienal para os agentes da comunicação nas várias dioceses cubanas, que já estão desempenhando um papel particular nas Igrejas locais neste campo. É claro, uma comunicação com muitos limites, com muitas dificuldades, porém vejo – porque conheci alguns deles – o coração deles, a generosidade, o empenho... Por isso olho com confiança para o futuro, apesar das dificuldades. A Igreja cubana está comprometida a dar testemunho e a viver com responsabilidade as oportunidades – embora poucas – que lhe são oferecidas no campo da comunicação."

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: