quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prêmios de Comunicação da CNBB divulgam ganhadores

Entre os mais de 50 trabalhos inscritos na edição 2014 dos Prêmios de Comunicação da CNBB, 15 obras foram selecionadas. Na categoria em que participam, os veículos receberão os troféus Margarida de Prata, para o cinema, Clara de Assis, para a televisão, Dom Helder Câmara, para a imprensa, e Microfone de Prata, para o rádio. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 1º de maio, durante a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP).
A assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari, comenta que a qualidade dos trabalhos que concorram aos prêmios superou as expectativas. De acordo com a religiosa, a premiação vem cumprindo seu papel de incentivar a comunicação à serviço da vida e a promoção dos valores cristãos.
“Ao anunciar os vencedores, queremos renovar nossos agradecimentos pela participação de todos. Nos chamou atenção, mais uma vez, a qualidade dos trabalhos inscritos, prova do quanto podemos contar com profissionais trabalhando sério por uma comunicação pautada nos valores humanos, cristãos e éticos, base de uma sociedade democrática e cidadã”, destacou.
Selecionados
As produções foram avaliadas por um júri constituído por profissionais e pesquisadores nas respectivas áreas. Os trabalhos escolhidos tratam de temas atuais como a pobreza, juventude, fé, questões sociais, povos indígenas, tráfico de pessoas, entre outros.
Em carta enviada aos participantes, assinada pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa, a CNBB agradeceu a todos que enviaram suas produções, motivando para que os veículos prossigam no compromisso com a comunicação cidadã.
Confira os ganhadores
1. Margarida de Prata – a) Revelando Sebastião Salgado, documentário de Betse de Paula; b) Por uma questão de justiça, os advogados contra ditadura, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) Às claras, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) Remoção, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.
2. Clara de Assis – a) A reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede Globo b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) Documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.
3. Dom Helder Câmara de Imprensa – a) reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando Geronazzo de Souza, publicado na Revista Família Cristã; b) reportagem Excluídos – Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior, do Jornal Diário do Nordeste e c) reportagem, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, com a Especial – Jornada Mundial da Juventude, do Jornal da PUC-Rio.
4. Microfone de Prata – a) Entretenimento, Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador – Programa – Faixa Neojiba; b) Jornalismo, Rádio Rio Mar, da Arquidiocese de Manaus – Jornal Primeira Hora; c) Religioso, Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo – Programa – Sala Franciscana, d) honrosa, Bíblia Deus com a Gente – Paulinas Rádio
Reconhecimento
Completando 46 anos, o prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos. Foi criado em 1967 e já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens e menções especiais. Para o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e crítico de cinema, Miguel Pereira, os trabalhos selecionados na edição deste ano “têm em comum um olhar generoso sobre os homens e as crenças”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: